Em entrevista, jornalista vencedor de prêmio Pulitzer admite viver nos EUA ilegalmente

José Antônio Vargas, revelou, em entrevista ao canal de notícias norte-americano ABCNews, que mora nos EUA ilegalmente há vários anos.

Atualizado em 22/06/2011 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

José Antônio Vargas, vencedor do prêmio Pulitzer em 2007 e autor de entrevistas com personagens relevantes, como o dono da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, revelou, em entrevista ao canal de notícias norte-americano ABC News, que mora nos EUA ilegalmente há vários anos.

Aos 12 anos de idade, ele foi posto em um voo das Filipinas por sua mãe indo parar na Califórnia, onde vivera sob tutela dos avós. Não tardou, para ser um dos alunos expoentes na escola local.
Ao saber que seu Green Card (documento que permite que estrangeiros vivam nos EUA como cidadãos) era falso, Vargas empenhou-se por anos, na busca por aperfeiçoar seu sotaque americano e esconder de todos a verdade.

Vargas é repórter do periódico The Washington Post. Na conversa com o jornalista Dan Harris e seu colega Jake Whitman, o jornalista afirmou que vivia no país em busca do chamado sonho americano. Admitiu, ainda, que, se fosse descoberto, jamais teria tido a oportunidade de entrevistar Zuckerberg, nem de aprender o que significa viver nos EUA e ser um vencedor na vida.

Depois de render-se ao jornalismo, foi contratado pelo periódico The Washington Post, onde foi convidado a apresentar uma carteira de habilitação. Sem dispor de tal documento,Vargas viajou até o estado do Oregon, e adquiriu documentos falsos para emitir a carteira de condutor.

O jornalista admite que vivera anos sob pressão, com medo que algum dia sua farsa fosse revelada.

Assita à entrevista completa no canal