Em entrevista a jornal venezuelano, Lula defende liberdade de imprensa
Em entrevista a jornal venezuelano, Lula defende liberdade de imprensa
Na última quinta-feira (29), em entrevista por escrito ao jornal venezuelano El Universal , o presidente Lula defendeu a liberdade de imprensa no continente. Sem entrar no mérito sobre a situação da Venezuela, onde o presidente Hugo Chávez é alvo de críticas por tentar impedir a atuação de veículos contrários ao governo, o petista classificou o tema como "essencial" à democracia.
"Sou duramente criticado no Brasil por boa parte da imprensa, muitas vezes de maneira injusta, na minha opinião. Mas isso não muda em nada minha convicção de que a liberdade de imprensa é essencial", defendeu Lula.
"Na questão das relações com os meios de comunicação, posso falar do Brasil. E, no meu país, a imprensa goza de total liberdade", afirmou Lula. O jornal El Universal é conhecido na Venezuela por ter linha editorial crítica à gestão de Chávez. O próprio presidente o classifica como um veículo que representa as "oligarquias" do país.
Em várias ocasiões, Lula saiu em defesa do político venezuelano, criticado por oposicionistas de ser antidemocrático e atuar contra a liberdade jornalística no país.
Somente em 2009, o governo de Chávez fechou 34 emissoras de rádio e anunciou que outras 208 poderiam ter o mesmo destino. Na ocasião, as autoridades justificaram a medida, ressaltando que as emissoras estariam operando de forma irregular, argumento contestado por críticos e opositores. A informação é da Agência Estado.
Leia Mais
-
-






