Em editorial publicado na capa, Folha diz que gestão Lula teve saldo favorável

Em editorial publicado na capa, Folha diz que gestão Lula teve saldo favorável

Atualizado em 20/12/2010 às 10:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Em editorial publicado na capa, Folha diz que gestão Lula teve saldo favorável

Agência Brasil
Presidente Lula
O jornal Folha de S.Paulo publicou na capa do último domingo (19) um editorial relembrando fatos marcantes do mandato de oito anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Prestes a passar a faixa à sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), Lula sai do poder com o maior índice de popularidade da história - 87%, segundo pesquisa CNI/Ibope.

No texto, intitulado "Saldo Favorável", a publicação paulista ressalta os aspectos positivos e negativos do governo Lula, mencionando a estabilidade econômica e a melhoria das condições de vida dos mais pobres. "No entanto, ao observador isento o exame dos resultados durantes os dois governos consecutivos indica um saldo muito favorável", diz o jornal.

Porém, o editorial critica o desempenho do presidente diante dos escândalos políticos e o fato de ele não ter aproveitado de sua popularidade "para promover reformas que tornassem a economia mais competitiva e o Estado mais eficiente.

No editorial, a Folha declara que a atuação brasileira na política externa foi "elogiável", mas desaprova a sua "consecução". "A política externa foi orientada pelo elogiável intento de ampliar a autonomia do país e sua influência no mundo. Sua consecução, porém, pecou por desnecessária proximidade com autocracias como Cuba e Irã e pela complacência para com outros violadores de direitos humanos".

De acordo com a publicação, na última quarta (15) Lula fez um balanço de seu governo, em que destacou e elogiou seu desempenho, porém não fez "nenhuma autocrítica". Ao final, o texto diz que, "apesar das ressalvas", o petista "deixa o governo como estadista democrático que honrou boa parte dos compromissos assumidos numa trajetória épica."

Em setembro deste ano, no auge da campanha presidencial, a Folha também publicou um editorial na capa em resposta às críticas feitas por Lula sobre o trabalho da imprensa na cobertura das eleições. O texto falou sobre o posicionamento da mídia e do próprio jornal durante o período, e sobre a maneira como o líder brasileiro se referiu aos meios de comunicação.

Leia mais

-
-
-