Em crise com redatores-chefes, diretora do jornal francês "Le Monde" anuncia demissão

Natalie Nougayrede apresentou uma carta de demissão na manhã desta quarta-feira (14/5).

Atualizado em 14/05/2014 às 12:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Natalie Nougayrède, diretora do jornal francês Le Monde , principal publicação do país, anunciou seu desligamento do diário na manhã desta quarta-feira (14/5) por meio de uma carta oficial, informou a agência de notícias AFP.

Crédito:Reprodução Jornalista alegou discordar da perda do comando do jornal
No documento, ela explica que sua decisão é consequência de um braço de ferro na qual a deixou contra grande parte da redação. "A vontade de alguns membros do Le Monde de reduzir drasticamente os poderes do diretor do jornal é para mim incompatível com o prosseguimento da minha missão", escreveu a jornalista.
O desligamento de Nougayréde ocorre uma semana após sete dos 11 redatores-chefe do jornal deixarem seus cargos por discordarem de sua gestão e linha editorial. O início do impasse está no desacordo sobre a fórmula para a edição em papel e um plano de mobilidade interna, o qual prevê a supressão de 57 cargos da redação e redistribuição interna, principalmente na seção digital.
Na época em que assumiu o comando do jornal, Nougayrède havia sido apoiada por 79,98% da redação. Ela se tornou a primeira mulher a tomar decisões para o Le Monde .