Em conferência, Snowden diz que reformas justificam vazamentos de dados

O ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Edward Snowden, disse que as mudanças que o governo e empresas privadas americanas fizeram no gerenciamento de grandes quantidades de dados auxiliam a justificar os vazamentos que ele fez de documentos sigiloso.

Atualizado em 11/03/2014 às 17:03, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Divulgação Ex-agente justifica divulgação de dados da NSA
De acordo com a Reuters, Snowden falou por meio de um link de vídeo da Rússia na conferência South by Southwest em Austin, no Estado do Texas, ressaltando que o governo dos EUA ainda não tem ideia de qual material ele forneceu aos jornalistas.
"O governo vem mudando os aspectos em discussão. Eles mudaram seu palavreado, se distanciando do interesse público e passando para o interesse nacional", disse ele, ressaltando que isso pode trazer o risco de perda do controle da democracia representativa.
Os vazamentos causaram grande constrangimento ao governo dos EUA, que em janeiro impediu que o país espionasse líderes de nações amigas e aliadas e começou a estabelecer controle sobre a ampla coleta de dados telefônicos de norte-americanos.