Em "Como falar no rádio - Prática de locução AM e FM", Cyro César dá dicas sobre profissão
Em "Como falar no rádio - Prática de locução AM e FM", Cyro César dá dicas sobre profissão
Mais complexos e participativos, os meios de comunicação exigem profissionais preparados para exercer e compreender sua função. Muitos adquirem conhecimento na prática, porém à grande maioria faltam dados básicos do processo de comunicação. A realidade não é diferente para os radialistas e locutores que atuam nas 4.100 emissoras de rádio em todo o país. "O rádio cresceu muito no Brasil, mas a formação da mão de obra não acompanhou essa evolução mesmo nos meios acadêmicos", explica o jornalista Cyro César.
No livro "Como falar no rádio - Prática de locução AM e FM", publicado pela Summus Editorial, em décima edição revista e atualizada, o autor apresenta os princípios básicos para quem quer conhecer todas as etapas do processo radiofônico.
O objetivo da obra é preencher algumas lacunas na qualificação dos profissionais de rádio e locução - comunicadores, estudantes, professores ou empresários - e apresentar os princípios básicos da atividade, desde os cuidados com a voz e a fala, as técnicas de locução e os erros mais frequentes até os processos técnicos, comerciais e éticos da profissão.
Com informações bastante atualizadas, o autor tem como base sua experiência profissional e as dificuldades que enfrentou no exercício da atividade. "Trabalhando em São Paulo, tinha acesso a diversas informações que não chegavam com facilidade a outras regiões. O livro é uma forma de levar essas informações a quem não tem acesso a elas", afirma o autor. A formação do locutor, lembra César, sempre teve um caráter empírico, ficando a cargo, muitas vezes, da vontade do próprio profissional.
Nos dois primeiros capítulos, o autor aborda a história da chegada do rádio ao Brasil, suas influências sociais, políticas e econômicas na vida brasileira. Do capítulo 3 ao 8, trata da voz profissional, de sua produção, seu desenvolvimento, de cuidados e prevenções, com inúmeros exercícios práticos. Do capítulo 9 ao 12 , ele avalia as características do rádio, suas linguagens e sua presença no regionalismo nacional.
A formação do locutor, as técnicas diante do microfone e no estúdio, a postura do profissional antes, durante e depois da fala, os tipos de locução, a definição profissional e os quarenta erros mais presentes na locução radiofônica estão descritos do capitulo 13 ao 23. Do capítulo 24 ao 27, o leitor vai conhecer, além das novas tecnologias, a estrutura de funcionamento de uma emissora de rádio, sua organização e a magia de uma transmissão radiofônica. Por fim, no capítulo 28, o autor apresenta o lado comercial do rádio, tratando de técnicas de vendas, captação de anunciantes e patrocínio, e no capítulo 29 faz uma pequena discussão acerca das questões éticas que devem nortear o bom profissional.
Com prefácio de Osmar Santos, que escreve sobre sua experiência no rádio, o livro conta também com apresentação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de Paulo Machado de Carvalho, que falam sobre a relação com esse meio de comunicação. Comentário dos radialistas César Rosa, Luiz Fernando Magliocca, Paulinho Leite, Brim Filho e Serginho Leite também enriquecem a obra. Com 296 páginas, a obra custa R$ 58,50.






