Em busca do novo
Em busca do novo
Além de investir nas mídias tradicionais, campanha da Besni pela ADAG utilizou catálogos on-line e mídia out of home para filme com garotas fantásticas, no ar até julho
Em meio a tantos lançamentos de produtos e inovações nos setores de venda, parecer diferente e novo não é tarefa nada simples. Todos querem ser considerados únicos e despertar o interesse do consumidor. Com isso em mente, a ADAG criou a campanha de lançamento da coleção outono-inverno da rede de lojas Besni. A agência cuida das campanhas da loja há quase duas décadas, e o pedido do cliente para este ano era que a campanha fosse baseada na ideia de novidade. Dessa forma, a Besni definiu que a campanha intitulada "Outono Inverno New Faces Besni" seria estrelada por rostos novos e pouco conhecidos do público e não por top models famosas como costumava ser feito. "A ideia era que a Besni queria parecer uma coisa nova, e para isso resolveu usar caras novas", define Geórgia Rodrigues, diretora de criação e de arte da ADAG. As escolhidas para garotas-propaganda da loja são as finalistas do concurso Garotas Fantásticas promovido pelo programa dominical da rede Globo.
A campanha começou a ser discutida e planejada em outubro do ano passado. Porém, o trabalho pesado durou muito menos. "Fizemos em uma semana", brinca Luciano Troiani, produtor gráfico da agência. Tiveram mais do que uma semana, mas o tempo para elaborar os dois catálogos (um para loja e um para clientes do cartão Besni), as peças para os pontos de venda, os dois filmes que estão sendo veiculados no cinema, na televisão e nas mídias out of home, os spots de rádio e o catálogo on-line não foi muito extenso. Foram quatro dias de locação do Moinho Santo Antonio, em São Paulo, para a realização das fotos do catálogo e filmagem.
Dias emendados
Os dias para captação de imagem são sempre os mais corridos. O tempo é curto para fazer todas as fotos e as imagens dos vídeos. Além disso, há sempre os contratempos para dificultar o processo. Mara Barbosa, atendimento da agência, conta que em um dos dias de captação de imagem acabou a luz e foi necessário arranjar um gerador às pressas. "Tava todo mundo lá, as meninas, maquiador e não tinha luz. É a segunda vez que aconteceu isso. A gente brinca que foi o concorrente que cortou a luz", diz. Além disso, Mara relata também a dificuldade de coordenação durante as gravações e sessões de fotos. "A locação era muito grande, organizar todo o pessoal foi uma loucura, era muita gente, tinha cenários, fotógrafos, maquiador." Apesar da correria, Laura Fortunato Visconti, RTVC da agência, conta que os prazos estavam mais tranquilos do que em outros lançamentos da Besni. "Antes a gente fazia foto e vídeo no mesmo dia e não dá. Esse ano os dead lines estavam mais tranquilos. A gente correu, as diárias são emendadas, então a gente não dormiu, mas deu tempo", conta.
Ao todo, mais de 60 pessoas se envolveram na campanha. Da ADAG foram cerca de 10 profissionais, e a equipe se dividia entre a agência, o local de captação de imagens e a gráfica. "Eu ficava aqui e lá, aqui e lá. Eu dormia e sonhava com o catálogo. Esse trabalho a gente teve muito cuidado de conferir, fazer prova, prova de cor, mostrar pro cliente. Tem que ter muito cuidado pra não ter erro", conta Geórgia. A equipe ficou tão ligada nisso, que todos se tornaram experts e sabiam os preços dos produtos de cor. O catálogo é sempre tratado com atenção muito especial. "A campanha gira em torno do catálogo. Todas as outras peças são decorrentes disso, porque é a peça que dá retorno", conta Luciano. Por isso, esse ano eles decidiram fazer pela primeira vez um catálogo on-line. Os catálogos disponíveis nas lojas acabam em poucos dias. A versão na internet resolve essa questão e aumenta seu alcance. "O que passa de gente que pega o catálogo e não entra na loja é enorme. Com a versão on-line, a pessoa imprime o look que ela gosta e vai na loja comprar", aposta Laura.
"A gente está curtindo e dormindo um pouco", brinca Geórgia. Quando integrantes da equipe veem o trabalho exposto ou as peças publicadas no catálogo sendo usadas, tiram foto por celular e mandam aos colegas para comemorar. O cliente também ficou muito satisfeito com o resultado. "Foi tranquilo. Ele acompanhou tudo, viu as filmagens, as fotos. É um cliente bem presente", avalia Geórgia. Os filmes podem ser conferidos na televisão, em 26 salas de cinema e também no metrô e no ônibus, uma nova aposta para veiculação da marca. Laura explica que foi uma forma de suprir a falta do outdoor, mídia muito utilizada pela Besni para atingir o consumidor. "Temos que nos adaptar e chamar o público do outdoor. O cinema foi uma das formas de suprir e a TV minuto e o Bus TV também". A campanha abrange, além da capital paulista, as regiões de Santos, Mogi da Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, e dura até o mês de julho.
Da TV
Garotas fantásticas, da TV para a campanha (acima). Equipe da ADAG, abaixo






