Em busca da Ética / Por Patrícia dos Santos - IMES (SP)

Em busca da Ética / Por Patrícia dos Santos - IMES (SP)

Atualizado em 29/09/2005 às 12:09, por Por: Patrícia dos Santos e  estudante de jornalismo do IMES (São Caetano do Sul/SP).

Por: Patrícia dos Santos, estudante de jornalismo do IMES (São Caetano do Sul/SP) "Era uma vez, um país em que tudo era maravilhoso, o futebol, o carnaval, as praias. E como tudo era muito bom, alguns problemas como, desemprego, educação, moradia, acabavam passando despercebidos. Até que um dia apareceu o "mensalão", e fez subir uma sujeira tão grande que era impossível passar batido. Esse tal de "mensalão" foi puxando o tapete de alguns tesoureiros, deputados, publicitários e até do Presidente da República".

O país está passando por uma das maiores crises políticas, senão, a maior que já tivemos que enfrentar. Muita lama e pouco interesse em se fazer um governo transparente, fez com que todos governantes se mostrassem corruptos, desonestos, sem deixar sobrar nem um pingo de ética.

É nessa ética que muitos se confundem, pensam que a ética é apenas "ciência da moral", não sabem que é nela que se encontra o comportamento daqueles que querem ser do bem e daqueles que querem ser do mal. E pelos milhões de reais expostos em extratos bancários podemos afirmar que, faltou muita ética a todos os envolvidos, não só com o mensalão, mas com todos os problemas políticos presenciados até hoje. Todos perderam o controle de si, esqueceram-se do porque estão ali, para trabalhar e conquistar direitos para outras pessoas viverem dignamente e não a favor deles mesmos. Até o Sr. Presidente da República entrou na dança, depois de tantos anos vivendo como mocinho, dizendo-se preocupado com o bem estar da nação, foi desmascarado e mostrou-se como vilão.

Todos perderam a palavra, e é difícil acreditar que ainda exista alguém honesto para continuar no comando. De qualquer forma, se o próximo carnaval e a próxima Copa do Mundo não apagar tudo que estamos vivendo agora, já será uma grande conquista.