Em blog, Fátima Bernardes agradece apoio e alerta para cuidados com saúde da mulher

Em blog, Fátima Bernardes agradece apoio e alerta para cuidados com saúde da mulher

Atualizado em 06/06/2008 às 15:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Em um texto divulgado nesta sexta-feira (06) no blog de Patricia Kogut, a jornalista Fátima Bernardes, âncora do "Jornal Nacional", da Rede Globo, afirmou ter aprendido uma lição de saúde. Ela está se recuperando de uma cirurgia no seio, feita na última quarta-feira (04) para retirar dutos mamários que se dilataram.

Como Fátima está proibida, por ordens médicas, de digitar até a próxima terça-feira (10), ela ditou o texto, postado às 13h01. Além de agradecer a todos que mostraram preocupação, Fátima quis deixar um alerta sobre os cuidados que as mulheres devem ter com a saúde. "Me sinto na obrigação de dividir isso com todas as pessoas que souberam da cirurgia a que eu fui submetida", disse.

"Na noite de 20 de maio, uma terça-feira, ao me preparar para dormir, notei uma manchinha quase transparente no sutiã - exatamente na direção do mamilo esquerdo. Era a quantidade de uma gotinha, não mais do que isso. Fiquei preocupada e liguei imediatamente para a minha ginecologista. Ainda bem", contou a jornalista.

Ela foi a uma consulta no dia seguinte, e sua médica lhe disse que aquele tipo de secreção podia ser absolutamente inofensivo, mas também podia ser sinal de um tumor. "Ela me explicou que, no meu caso, era muito provável que fosse apenas algo ligado a uma dilatação dos dutos mamários, sem maiores conseqüências, porque, afinal, faço regularmente o auto-exame das mamas e meus exames periódicos tinham sido realizados há menos de três meses, com resultados normais", frisou Fátima.

Ela ressalta que, de acordo com sua médica, "qualquer secreção expelida pela mama deve ser um sinal de alerta. Clarinha ou não, com sangue ou não, o sintoma precisa ser investigado". Após ter sido imediatamente encaminhada a um especialista em ultra-sonografia, que notou a dilatação ductal, a jornalista foi encaminhada para um mastologista, que fez mais exames.

Na semana seguinte, já com as respostas dos exames, "o mastologista me explicou que tudo indicava se tratar de um problema benigno. Mas (...) pelo sim pelo não, a indicação, em casos assim, é de extração dos dutos mamários para a análise patológica e para evitar futuras inflamações recorrentes na mama. E fui encaminhada ao meu clínico, que conduziu os exames de risco cirúrgico, sempre necessários antes de uma operação", explica a jornalista.

Após ter feito uma cirurgia de 90 minutos na última quarta (04) para extrair os dutos mamários, Fátima Bernardes voltou para casa no mesmo dia com um curativo - e a recomendação de evitar movimentos laterais com o braço esquerdo. Na noite de quinta-feira (05), o resultado do exame patológico assegurou que o problema era benigno.

"Hoje, enquanto dito essas palavras (estou proibida de me aproximar do teclado do computador pelo menos até a próxima terça...), vejo como é importante que estejamos atentas o tempo todo. Acho que nunca mais em minha vida vou deixar de dar uma espiada mais cuidadosa no sutiã, no fim do dia. Sinto uma gratidão e um respeito muito grande por todos os profissionais que me atenderam com tanto profissionalismo nesses dias. E sinto, também, que era meu dever deixar um alerta a todas as mulheres sobre mais esta informação preciosa para a nossa saúde", conclui a jornalista.

Foto: TV Globo/Jaq Jones

Leia mais