“Em ano de Copa no futebol, o vôlei garante sucesso na televisão”, por Wagner de Alcântara Aragão

A hashtag #VoleiNoSportv, em referência ao canal fechado que exibiu todas as partidas da seleção brasileira, e ainda nomes de atletas ou pal

Atualizado em 21/10/2022 às 15:10, por Wagner de Alcântara Aragão.

Opinião

Nas tardes dos últimos dois meses, em um dos principais termômetros para se medir audiência e repercussão da programação da televisão – as postagens na rede social Twitter – chamou a atenção, entre os assuntos mais comentados, o das transmissões do Campeonato Mundial de Vôlei. Primeiro (de 26 de agosto a 11 de setembro), no masculino. Depois (de 23 de setembro a 15 de outubro), no feminino.


avras e termos referentes aos acontecimentos de cada uma das partidas “bombaram”, como faziam questão de ressaltar os narradores e comentaristas, a cada transmissão. O sucesso foi tamanho que a finalíssima, no feminino, foi para a televisão aberta – a TV Globo alterou sua programação de sábado à tarde, destinada a conteúdos locais das afiliadas, para exibir Brasil x Sérvia ao país todo, no dia 15.


Ou seja, no ano da Copa do Mundo, no futebol, o sucesso na televisão já foi garantido pelo vôlei brasileiro. Até porque, se os comandados de Tite estão entre os favoritos para levantar a taça no Catar, tanto os atletas de Renan Dal Zotto como as jogadoras de José Roberto Guimarães também entraram no Mundial como candidatos e candidatas ao pódio. Projeção confirmada, com as medalhas de bronze, no masculino, e de prata, no feminino.


Crédito:Reprodução

Na verdade, esse sucesso de audiência do vôlei não é de agora. Desde o ouro em Barcelona, há 30 anos, e com as incontáveis outras conquistas das nossas seleções, nesse período o interesse do público por assistir às partidas só aumenta. Inclusive, dos campeonatos de clubes. As transmissões da Superliga, o nacional da modalidade, também figuram com regularidade entre os assuntos mais comentados no Twitter. As partidas finais costumam ir para a televisão aberta também – a Globo já adquiriu os direitos para as decisões da temporada 2022/2023.


Em análises dos conteúdos postados no Twitter pelos espectadores, merece destaque o fato de que a audiência do vôlei não se dá só como lazer ou entretenimento. Assim como no futebol, há uma porção de manifestações que expressam conhecimento técnico do jogo. Ou seja, são torcedores que acompanham as partidas não por diversão, mas por envolvimento e fidelidade ao esporte. Reflexões sobre desempenhos individuais e coletivos, palpites sobre resultados, estratégias e esquemas táticos e resgate da história de atletas e competições se fazem recorrentes.


Crédito:Arquivo Pessoal

* é doutorando em Comunicação (UFPR), jornalista e professor da rede estadual de educação profissional do Paraná. Mantém um veículo de mídia alternativa (www.redemacuco.com.br), ministra cursos e oficinas nas áreas de Comunicação e realiza projetos culturais.