Em ação contra corrupção, Iraque usará internet para divulgar gastos do governo
Em ação contra corrupção, Iraque usará internet para divulgar gastos do governo
O Iraque anunciou nesta quinta-feira (3) que pretende utilizar a internet para publicar detalhes de contratos e gastos do governo, em uma ação para combater a corrupção. Segundo informações da agência Reuters, a corrupção vem prejudicando os esforços de paz, os cofres públicos e a credibilidade da administração do governo iraquiano.
Ainda de acordo com o que diz a agência, com a iniciativa, chamada de "governo eletrônico", o governo espera aumentar a transparência e reduzir o risco de mau uso do dinheiro público. A medida deve entrar em vigor a partir de 1º de abril.
O vice-premiê Barham Saleh disse que as medidas para combater a "doença" da corrupção acabaram ficando politizadas, com facções rivais tentando influenciar a fiscalização. "Se não encararmos isso com firmeza e seriedade, seremos derrotados", observou.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Raed Fahmy, deve ficar responsável por uma comissão que até o fim do ano projetará um sistema para disponibilizar toda a informação na internet.






