Elio Gaspari será um dos homenageados do Congresso da Abraji

A homenagem a Elio Gaspari acontecerá na sessão especial de abertura oficial do Congresso.

Atualizado em 07/07/2014 às 19:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A tradicional homenagem que a Abraji realiza durante seu Congresso será dedicada ao jornalista Elio Gaspari este ano. Para lembrar sua contribuição ao jornalismo brasileiro, será exibido um minidocumentário sobre a vida e obra do jornalista.


A homenagem a Elio Gaspari acontecerá na sessão especial de abertura oficial do Congresso, dia 24 de julho às 16h. Nesse painel, o cinegrafista Santiago Andrade, m orto durante a cobertura de um protesto no Rio de Janeiro, também será homenageado in memorian. As inscrições para o evento podem ser realizadas no .

Crédito:Divulgação Gaspari será reconhecido por sua contribuição ao jornalismo
Carreira

Gaspari iniciou a carreira como repórter na coluna de Ibrahim Sued, no Diário de Notícias. Depois, trabalhou no Jornal do Brasil e vivenciou episódios importantes no jornalismo brasileiro, como a morte de Carlos Lacerda e, em 1978, no seu último dia como editor de política publicou cinco páginas com a manchete "O regime do AI-5 acaba à meia-noite de hoje". Posteriormente, o jornalista passou mais de 5 anos na revista Veja, onde foi correspondente em Nova Iorque e participou da cobertura da morte de Tancredo Neves, em 1985. Desde 1996, Elio Gaspari é colunista na Folha de S.Paulo e publicou uma série de quatro livros sobre a ditadura militar brasileira. Para compor as obras, ele utilizou 25 caixas com mais de 5 mil papéis, recebidos de Golbery do Couto e Silva, além de um acervo pessoal de outros documentos e entrevistas com o general Erneto Geisel.
9º Congresso de Jornalismo Investigativo Data: 24 a 26 de julho Local: Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi – r. Casa do Ator, 275 – São Paulo