Eleição para Sindicado dos Jornalistas do MA é anulada por irregularidades

Eleição para Sindicado dos Jornalistas do MA é anulada por irregularidades

Atualizado em 15/08/2007 às 14:08, por Redação Portal IMPRENSA.

As eleições para o Sindicato os Jornalistas do Maranhão, que iriam acontecer entre 15 e 17 de agosto, foram anuladas. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (15/08) pela 6ª Vara do Trabalho de São Luis, em acato a pedido da chapa de oposição "Vamos Precisar de Todo Mundo". A alegação é que o processo eleitoral apresentou série de falhas procedimentais.

A primeira contestação refere-se ao fato de o processo eleitoral ser conduzido pelo atual presidente do sindicato, José Leonardo Monteiro, e não por uma comissão. O atual presidente, que está no cargo há mais de 20 anos, é candidato à reeleição.

Também são contestadas outras irregularidades que contrariam os princípios democráticos da organização sindical, como a concessão de apenas 10 dias para a inscrição das chapas.

Com a decisão da Justiça do Trabalho, as eleições estão suspensas até que seja convocada uma Assembléia Geral para a escolha da Comissão Eleitoral, que irá decidir as normas e convocará novo processo eleitoral, a ser realizado antes do término da atual gestão.

A anulação do pleito que irá decidir a nova diretoria do Sindicato é posterior ao cancelamento das eleições da Federação Nacional dos Jornalistas no Maranhão, também acusada de irregularidades no processo eleitoral.

José Leonardo Monteiro, presidente do Sindicato, foi procurado pelo Portal IMPRENSA para comentar o caso, mas não foi encontrado até o fechamento da matéria.