El País Brasil aposta em newsletter e alerta contra influência dos algoritmos na distribuição de conteúdo
Não é preciso ser especialista em mídia digital para perceber que o algoritmo do Facebook e de outras redes sociais prioriza postagens de amigos e família no feed de notícias.
Atualizado em 22/08/2019 às 11:08, por
Redação Portal IMPRENSA.
Justificado pelo alegado objetivo dessas empresas de aumentar a interação entre os usuários, o uso do algoritmo para deixar notícias em segundo plano hoje faz parte do esforço de combate às fake news.
Crédito:Reprodução El País O efeito colateral desse emprego do algoritmo nas redes sociais tem sido a diminuição do alcance do conteúdo distribuído por empresas jornalísticas, que hoje têm no Facebook um importante canal de distribuição de suas notícias. Em outras palavras, para os veículos de comunicação tornou-se cada vez mais difícil e caro captar a audiência das rede sociais.
Em uma tentativa de minimizar essas dificuldades e a dependência que hoje os veículos de comunicação têm das mídias sociais, o El País Brasil, refletindo uma tendência que se consolida mundo afora, publicou nesta quarta, 22, um comunicado para promover sua newsletter diária sob o título "Não dependa do algoritmo. Receba a newsletter do El País".
Já no primeiro parágrafo, o texto afirma: "Não deixe que o algoritmo selecione o que você vai ler e entender a cada manhã." Gratuito, o informativo digital do El Pais é oferecido de segunda a sexta. Aos sábados, conta com edição especial de fim de semana, incluindo seleção de reportagens mais aprofundadas e lidas durante a semana, além de textos dos colunistas Juan Arias, Eliane Brum, e Xico Sá.





