El País atesta veracidade de mensagens do arquivo da Vaza Jato

Para contestar a tese de que as mensagens são apócrifas e que a imprensa não está respeitando a ética jornalística ao investigar o caso, O E

Atualizado em 15/07/2019 às 11:07, por Leandro Haberli.

O El País passou a integrar a lista de veículos que atestam a veracidade das mensagens no Telegram trocadas entre membros da força-tarefa da Lava Jato, objeto da série de reportagens do Intercept Brasil conhecida como Vaza Jato, sobre o uso político eleitoral da operação.
Crédito:Reprodução El País Mensagem encaminhada por um dos assessores para um dos chats da comunicação

l País recorreu a fonte anônima externa ao Intercept para ter acesso a parte de um arquivo de mensagens de um dos chats mencionados nas reportagens. A partir daí comparou seu conteúdo com o material disponibilizado pelo Intercept. Conclusão da reportagem , publicada em 14 de julho: o conteúdo é idêntico.
Muitas das mensagens citadas na reportagem do El País são entre procuradores e assessores de imprensa. "À parte imagens, que não estavam disponíveis nos documentos consultados, as informações são as mesmas em ambos os chats e mostram o dia a dia de conversas de trabalho entre procuradores, assessores de imprensa e jornalistas", diz um trecho da reportagem.
Até mensagens do próprio El País contendo pedidos de informações enviados à Lava Jato foram identificadas, caso de solicitação do repórter Gil Alessi para a assessoria do Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR), que foi compartilhada em um dos chats do Telegram por um assessor de imprensa.
O El País também comprovou a veracidade de mensagens trocadas entre os procuradores quando a Lava Jato fez quatro anos. Na ocasião, o procurador Deltan Dellagnol conversou com assessores de imprensa da força tarefa sobre material a ser divulgado. Uma ideia inicial de texto foi preparada e compartilhada em alguns chats com assessores e jornalistas.
O texto discutido no Telegram acabou se tornando um artigo na Folha de S.Paulo, assinado por Deltan Dallagnol e publicado em 16 de março de 2018 com o título .