"El Nacional", da Venezuela, reduz edição impressa por falta de papel

Na última sexta-feira (31/1), o diário El Nacional, um dos maiores da Venezuela, retirou mais de 40% de suas páginas e reduziu sua impressãoem uma tentativa de esticar o estoque escasso de papel e evitar seu fechamento, informaram os diretores.

Atualizado em 03/02/2014 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

diário El Nacional , um dos maiores da Venezuela, retirou mais de 40% de suas páginas e reduziu sua impressão em uma tentativa de esticar o estoque escasso de papel e evitar seu fechamento, informaram os diretores. Os executivos revelaram que o editor-presidente viajou à Colômbia para procurar ajuda dos veículos do país.

Crédito:Reprodução Jornal reduziu páginas e circulação por crise na falta de papel-jornal no país
De acordo com a AP, o El Nacional , que é forte crítico do governo, também teve de diminuir a tiragem de segunda a sábado, cerca de 85 mil cópias, mas decidiu manter a circulação de domingo que é de 240.000 exemplares.

O vice-presidente editorial do jornal, Argenis Martinez, afirmou que as medidas drásticas apenas permitem estender "muito pouco" os suprimentos de papel. Segundo ele, o mês de fevereiro será crítico. Martinez admitiu que, embora a redução represente um corte significativo na renda, não planeja demitir os cerca de 600 funcionários.

Miguel Henrique Otero, editor-presidente do periódico, viajou para a Colômbia na última quinta (30/1) para informar seus colegas sobre a situação e solicitar o apoio de meios de comunicação colombianos.

Entidade oferece apoio ao periódico

Após solicitar ajuda da imprensa colombiana, Otero agradeceu o apoio recebido do sindicato local. "A verdade é que a posição da Associação Colombiana de Editores de Jornais e Mídia (Andiarios) é única". Ele disse ser a primeira vez que uma entidade se mostra disposta a ajudar e denunciar a situação da Venezuela. "Uma das alternativas [de Andiarios] foi fornecer papel de alguma forma que o governo venezuelano não interrompa o fornecimento e que possibilite a impressão", disse o editor.
Segundo a ONG Espaço Público, dedicada à defesa dos direitos dos jornalistas e à defesa da liberdade de expressão, entre agosto do ano passado e este mês foram fechados nove jornais regionais no país, entre eles El Sol de Maturín , Antorcha , Caribe , La Hora , Versión Final , Los Llanos , Diario de Sucre , El Guayanés e El Expreso .