Egito corta sinal de emissora estatal do Irã sem dar explicações

Egito corta sinal de emissora estatal do Irã sem dar explicações

Atualizado em 05/11/2009 às 16:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O canal estatal iraniano em língua árabe Alalam foi retirado do ar "sem aviso prévio e sem nenhuma justificativa", na última quarta-feira (4), segundo confirmou à Efe um correspondente da emissora.

Ahmad Aal-Suyufi, que falou à agência de notícias a partir da capital egípcia, Cairo, onde atua, relatou que as transmissões da emissora foram interrompidas pois os satélites Nilesat e Arabsat, de propriedade de empresas do Egito, cortaram seu sinal. Mesmo sendo administrados pela iniciativa privada, as companhias responsáveis pelos satélites são submetidas por lei aos mandos do governo do Egito.

Ele acrescentou que buscou contato com a administradora de ambos os satélites, mas que não recebeu nenhuma justificativa para o corte nos sinais do canal iraniano.

Por ora, o Ministério da Informação do Egito não se pronunciou sobre o corte do sinal da emissora do governo do Irã, que foi criado em 2002 e está em 47 países.

O correspondente disse estranhar o corte pelo fato da relação entre os dois países passar por relativa calmaria. No entanto, em julho de 2008, o escritório do Alalam no Cairo foi invadido pela polícia egípcia, que apreendeu câmeras e computadores.

Leia mais