Edward Snowden assumirá diretoria da fundação Freedom of the Press
Edward Snowden, ex-analista da Agência de Segurança Nacional americana (NSA) e responsável por revelar os programas de espionagem dos Estados Unidos, integrará, no próximo mês, a equipe da fundação Freedom of the Press, criada por Daniel Ellsberg, ex-consultor militar conhecido por divulgar documentos do Pentágono durante a Guerra do Vietnã.
Atualizado em 16/01/2014 às 09:01, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Divulgação Ex-agente da NSA será diretor de entidade que prega liberdade para a imprensa
“Snowden é o informante americano por excelência e um herói pessoal para mim. Vazamentos são a alma da república e, pela primeira vez, o público americano tem a oportunidade de debater democraticamente os programas de espionagem da NSA”, ressaltou Ellsberg em comunicado divulgado no da fundação na última quarta-feira (15/1).
Segundo a Veja , na equipe da direção da entidade também estão os jornalistas americanos Glenn Greenwald e Laura Poitras, que receberam documentos de Snowden. A Freedom of the Press foi criada em 2012 para apoiar e defender “a transparência e a responsabilidade no jornalismo”. A entidade já obteve mais de 500.000 dólares para organizações como o WikiLeaks.
Os documentos vazados pelo analista em 2013 continuam criando discussões nos EUA. A cada semana os jornais do país trazem novas revelações. Diante da situação, o presidente, Barack Obama, se pronunciará na próxima sexta (17/1) sobre as futuras mudanças dos sistemas de espionagem.





