Eduardo Porto, da RAC de Campinas avalia o mercado editorial no interior de São Paulo

Eduardo Porto, da RAC de Campinas avalia o mercado editorial no interior de São Paulo

Atualizado em 05/02/2006 às 17:02, por Denise Moraes | Redação Portal IMPRENSA.

Na próxima edição da Revista IMPRENSA (nº 210), a seção "Mapa da Mídia" abordará a mídia regional do interior e do litoral de São Paulo. Serão abordados os veículos impressos (jornais) e eletrônicos (TVs), e os diretores e gerentes comerciais dos grandes meios de comunicação regionais darão suas opiniões sobre esse mercado.
Você pode curtir uma palhinha do que encontrará na edição impressa conferindo no Portal IMPRENSA, integralmente, a entrevista de alguns deles deram à nossa reportagem.

Confira abaixo a entrevista feita com EDUARDO PORTO, diretor comercial da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), de Campinas, dona, entre outros, os jornais Correio Popular, Diário do Povo, além das gazetas do Cambuí, de Piracicaba e de Ribeirão.

Portal IMPRENSA - O mercado do interior é lucrativo? Por quê?
Eduardo Porto - Sim, porque é uma região onde a atividade comercial e industrial é muito intensa, sendo o 9º mercado consumidor do país e que representa 23% do PIB nacional.

Portal IMPRENSA - Vi que além dos jornais impressos, vocês possuem um site. Há uma estratégia integrada entre todos os veículos de ação comercial ou cada um cuida de seu próprio departamento?
Eduardo Porto -
Além dos jornais impressos, a RAC tem um portal o Cosmo On Line. A RAC trabalha com uma estrutura comercial integrada na Sucursal SP e em outros mercados. Em Campinas, Ribeirão Preto e Piracicaba, há equipes exclusivas para cada produto, mas que também trabalham com pacotes de comerciais que integram os vários produtos.

Portal IMPRENSA - Quanto foi o faturamento do departamento comercial em 2005? Ele esteve acima ou abaixo da meta planejada?
Eduardo Porto -
O faturamento foi 12% superior ao de 2004, ficando um pouco acima do planejado.

Portal IMPRENSA - Qual é a meta de faturamento para 2006?
Eduardo Porto -
Um crescimento de 8% em relação a 2005
Portal IMPRENSA - Quais as estratégias utilizadas para cativar os leitores e os anunciantes?
Eduardo Porto -
Correio Popular - Principais ações de circulação (leitor):
_ Promoções de venda de assinaturas (novas e renovações) com produtos agregados como revistas, ingressos de cinema, prêmios com viagens, entre outros.

_ Promoções exclusivas para assinantes no Correio Cult, um programa de fidelidade que garante ao assinante benefícios exclusivos em espetáculos culturais (ingressos de cinema, teatro, dança, etc.). Em menos de 1 ano o programa distribuiu mais de 10 mil ingressos e a participação dos assinantes cresce consideravelmente a cada ação. A divulgação e o volume de ingressos de cada espetáculo é feito no próprio jornal e os assinantes se cadastram (via telefone) para concorrer. A relação dos ganhadores é publicada no dia seguinte a divulgação da oferta.

_ Investimentos constantes na qualidade do produto. Depois de ampliar seu parque gráfico, acaba de lançar novo projeto gráfico do Correio Popular, desenvolvido pela Cases & Associats, de Barcelona, que valorizou ainda mais seu conteúdo e interatividade com o leitor

_ Sampling dirigido a pontos estratégicos da cidade, uma estratégia criada para atingir o público de maior poder aquisitivo. Neste trabalho residências selecionadas recebem o jornal por 1 mês. Durante o envio dos jornais, alguns exemplares recebem uma sobre capa, que valoriza a edição, destacando os principais cadernos e, ao final do processo, comunica uma promoção de assinaturas. A seleção das residências que receberão o sampling é feita a partir do cruzamento de 3 bases de dados: consumo de energia acima de 200 kw/h, lista telefônica (para monitorar a distribuição e auxiliar no fechamento da assinatura ao final do processo) e geoprocessamento, um programa MAPINFO, onde são inseridas informações em lote /mailings, que após serem processados, geram uma base de mapa digital, usado para identificar a localização geográfica da residência/condomínio, rotas de entrega e potencial da região. Essa ação tem se mostrado bastante efetiva, gerando um retorno de aproximadamente 18% do volume realizado.

RAC - Principais ações comerciais (anunciantes) - Mercado de São Paulo:
_ Campanhas de valorização do interior paulista, destacando a representatividade e importância deste mercado no cenário nacional, e da força e liderança que os jornais da RAC têm nos mercados onde atua, (peças de MKT, ações MKT de relacionamento junto a agencias e clientes e veiculações em mídia especializada).

_ Entrega periódica de jornais da RAC nas agencias e anunciantes do grupo, para que estes possam acompanhar a qualidade gráfica e editorial dos mesmos.

RAC - Principais ações comerciais (anunciantes) - em Campinas
_ TOP de Publicidade RAC - a maior premiação de criatividade do interior paulista, que premias as melhores agências do ano com viagens e a participação nos mais importantes festivais de publicidade do mundo em Cannes, Buenos Aires e Gramado.

_ Exibição ao vivo do MaxiMídia Sat em Campinas - o maior evento de comunicação da América Latina

_ Ações de MKT de Relacionamento e Eventos: Exposições como a da História da Propaganda em Campinas, Dia da Mídia, distribuição de brindes do TOP RAC, entre outros

RAC - Principais ações comerciais realizadas simultaneamente em São Paulo e Campinas
_ Calendário com o planejamento comercial do ano, com projetos e cadernos especiais, distribuído em janeiro de cada ano. Com isso, agencias e anunciantes podem se planejar com antecedência e avaliar as melhores opções para atender a sua necessidade de comunicação.

_ Divulgação de dados de pesquisas e números de circulação que comprovam a liderança absoluta dos jornais da RAC nos mercados onde atuam (peças de MKT direto, veiculação de anúncios em mídia especializada, assessoria de imprensa).

_ Desenvolvimento de projetos especiais personalizados e adequados à necessidade de comunicação de cada cliente, sempre com excelente qualidade editorial e adequado ao interesse dos leitores de cada jornal. Alguns desses projetos chegaram a ganhar importantes prêmios como: o prêmio Ethos de Jornalismo e o prêmio anual da International Newspaper Marketing Association (INMA)

_ Ações de marketing de relacionamento, mkt direto, assessoria de imprensa e veiculações em mídia especializada que fortalecem a presença de marca e mantém o mercado informado sobre o dinamismo da RAC e a força de seus produtos.

Portal IMPRENSA - Quem anuncia no jornal: anunciantes nacionais, regionais? Qual a porcentagem de anúncios de cada tipo?
Eduardo Porto -
Anunciantes regionais representam cerca 85% do faturamento publicitário enquanto os anunciantes nacionais representam apenas 15%

Portal IMPRENSA - E sobre os anúncios de governo? Que anúncios deste tipo vocês possuem em seus jornais?
Eduardo Porto -
Anúncios do governo representam muito pouco no faturamento comercial da RAC, menos de 1%

Portal IMPRENSA - A RAC possui escritórios em cidades com SP e Brasília, na intenção de levar os anunciantes das capitais e do governo federal para os jornais do interior?
Eduardo Porto -
A RAC tem escritório (Sucursal) em São Paulo e representante em cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.

Portal IMPRENSA - Como é o mercado publicitário no interior de SP? O que ele oferece que difere da capital? Como as contas são fechadas local e nacionalmente?
Eduardo Porto -
O que difere o mercado publicitário do interior é a grande representatividade do faturamento de gerado por clientes locais, enquanto na capital a representatividade de campanhas nacionais nos jornais é muito maior.

Portal IMPRENSA - A Rede Bom Dia entrou com tudo no mercado do interior paulista, inaugurando, em um mês, jornais em quatro cidades (São José do Rio Preto, Sorocaba, Bauru e Jundiaí), em uma estratégia ousada que todos achavam que partiria da RAC. Gostaria de saber se a RAC pretende se expandir pelo interior, inaugurando jornal em outras cidades. Caso sim, quando e como seria feito?
Eduardo Porto -
A expansão da RAC pelo interior paulista foi iniciada em 2003, com o lançamento da Gazeta de Piracicaba, seu primeiro jornal fora da cidade de Campinas, que em menos de um ano passou de semanal a bissemanal, com circulação aos finais de semana e também as quintas-feiras. Essa segunda edição foi resultado do sucesso do jornal que, em pouco tempo, tornou-se o maior jornal em circulação na cidade, conquistou os leitores e configurou-se em um veículo de grande importância e representatividade para o mercado.

Em julho de 2004, a RAC chegou a Ribeirão Preto com a Gazeta de Ribeirão, também como um semanário de distribuição gratuita e formato berliner (tendência mundial), ampliando ainda mais sua área de cobertura. Atualmente a Gazeta de Ribeirão é bissemanal, tem a maior circulação de um jornal em Ribeirão e assim com a Gazeta de Piracicaba, conquistou tanto os anunciantes locais, como grandes anunciantes nacionais como Casas Bahia, Vivo, GM, entre outros.

A Gazeta de Ribeirão foi o 5ª jornal lançado pela RAC no interior paulista. Um grupo moderno, em expansão, que atua com jornais modernos, de excelente qualidade de impressão (a RAC tem um dos maiores e mais modernos parque gráficos do estado de SP), mas que tem no seu editorial, baseado na defesa dos interesses da população local (área de abrangência de cada jornal), sua principal estratégia para se expandir e se consolidar nesse importante mercado que é o interior paulista.