Eduardo Meditsch fala sobre primeiro Mestrado de Jornalismo no Brasil
Eduardo Meditsch fala sobre primeiro Mestrado de Jornalismo no Brasil
A entrevista sobre o primeiro curso de Mestrado em Jornalismo do Brasil, realizada na última terça-feira (31/7), pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), já está disponível em seu O entrevistado foi Eduardo Meditsch, presidente da Comissão de Implementação do mestrado e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entidade em que as aulas ocorrerão, a partir de 06 de agosto.
Na entrevista, Meditsch lembrou que este não é o primeiro curso de mestrado (e doutorado) do país. A Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) já obteve o curso, quando a pós-graduação estava sob a liderança do professor José Marques de Melo. "Com a aposentadoria dele na USP, o grupo que sustentava a proposta começou a perder hegemonia internamente, e nas sucessivas reformas porque passou a pós, o jornalismo foi perdendo terreno, deixou de ser uma área de concentração e, mais recentemente, até de ter linhas de pesquisa específicas".
Meditsch destaca, ainda, que o principal objetivo do Mestrado em Jornalismo é fazer com que os jornalistas, que buscam formação acadêmica, não tenham a necessidade de se desviarem do seu foco de interesse para obter a titulação necessária e fazer carreira universitária. "O grupo que fundou a área de Jornalismo na UFSC já pensava em criar um curso no sentido de uma escola de pensamento, como propunha Daniel Herz, com uma visão ao mesmo tempo crítica, em relação ao modelo dominante de ensino de comunicação, e empreendedora, capaz de transformar utopia e realidade. Com esse projeto, ele conseguiu atrair gente como Adelmo Genro Filho".
O curso foi aprovado pelo Comitê da Área de Comunicação na Capes e abre caminho para que outros mestrados e doutorados em jornalismo surjam nos próximos anos. Na entrevista, diversos questionamentos foram respondidos por Meditsch como, por exemplo, qual o enfoque do novo curso ou de que maneira o mestrado fará a articulação entre a produção científica na área e, até mesmo, se existe a possibilidade de um curso via satélite.
Eduardo Meditsch é jornalista formado pela UFRGS. Trabalhou nas rádios Continental, Gaúcha e Guaíba, na TV Guaíba e no jornal Folha da Tarde e também na Rádio Jornal do Brasil e na TV Educativa, do Rio de Janeiro e, também foi membro da Comissão Nacional de Ética da FENAJ.
Para acessar a estrutura do curso e seu corpo docente,






