Eduardo Cunha diz que a liberdade de imprensa "deve prevalecer em todas as circunstâncias"

Presidente da Câmara dos Deputados usou suas páginas nas redes sociais para defender a liberdade de imprensa

Atualizado em 08/06/2015 às 10:06, por Redação Portal IMPRENSA.

No último domingo (7/6), o presidente da Câmara dos Deputados, (PMDB-RJ), usou seus perfis nas redes sociais — e — para fazer uma publicação em defesa da liberdade de imprensa.
Crédito:Agência Câmara Deputado disse ser contrário ao controle da mídia no Dia da Liberdade de Imprensa
"Tentativas de controle dos meios de comunicação não prosperarão no Legislativo", alertou ao parabenizar os profissionais do setor pela celebração do Dia da Liberdade de Imprensa. O peemedebista reforçou que a liberdade deve prevalecer em todas as circunstâncias.
"Praticamos todos os dias o direito constitucional, a manifestação livre, que é da atividade parlamentar. A Câmara é um ambiente propício à discussão. É inaceitável a censura travestida de regulação. Essa Casa jamais dará acolhida e repudiará qualquer tentativa que possa resvalar em atitude autoritária, qualquer tentativa de controle dos meios de comunicação não irá prosperar no Legislativo", escreveu Cunha.
A defesa da regulação é uma das medidas defendidas pelo PT e pela presidente Dilma Rousseff. Quando foi reeleita, em outubro de 2014, ela defendeu a regulação econômica da mídia, sem interferência no conteúdo, ao argumentar que somente seis famílias controlam 70% da imprensa no Brasil.
A crítica de Cunha às tentativas regulação ocorre na mesma semana em que o tema estará em debate na Câmara. Na próxima quinta-feira (11/6), o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, junto a conselhos e professores, deve levantar uma discussão em audiência pública requerida pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP).
Tanto o projeto de lei de autoria do ex-deputado Cláudio Magrão (PPS-SP), como o de Ivan Valente (Psol-SP), que regulamentam a Constituição Federal para impor limites à propriedade dos meios de comunicação, serão discutidos.