Editorias Turbinadas
Editorias Turbinadas
Recordes de vendas da indústria automobilística no Brasil chama atenção para a cobertura jornalística do setor e revela as realidades dessa especialização da mídia
O setor automotivo brasileiro vive uma de suas fases mais importantes neste ano de 2008. Ao contrário do lento crescimento econômico do país frente a outras economias emergentes, o setor de carros registra recordes históricos de crescimento constante e progressivo.
Segundo dados da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea), somente no mês de julho a produção nacional de carros bateu a casa das 320,1 mil unidades, um aumento de 21,8% comparado ao mesmo período do ano passado. Até aqui, o acumulado do ano chega a 2,01 milhões de unidades produzidas, um recorde jamais visto na indústria de automóveis brasileira.
A importância do setor é tão relevante que serve de parâmetro para o bom andamento da economia de um país. Se a produção está acelerada é porque a demanda pelo consumo está aquecida e nunca foi tão fácil adquirir um veículo como neste momento. Com taxas de juros estáveis, momento bom na economia, empregabilidade para a população e planos de financiamento a perder de vista, as montadoras usam e abusam do segundo maior desejo do brasileiro, que é ter um carro - o primeiro é a casa própria. Dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) mostram que os financiamentos hoje no país respondem por cerca de 70% das vendas - os prazos mais comuns vão de 36 a 42 meses, mas há opções de até 84. Com tantos fatores favoráveis à aquisição desse bem de consumo durável, o que vemos é uma verdadeira festa de lucros do setor.
Leia matéria completa na edição 238 de IMPRENSA






