Editorial do "NYT" diz que voz do Brasil no mundo virou sussurro sob o governo Dilma

Para o jornal, expectativas em relação ao governo não são respondidas nem no plano doméstico nem no externo

Atualizado em 23/03/2015 às 11:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Em publicado no último sábado (21/3), o jornal americano The New York Times afirmou que, sob o governo de Dilma Rousseff, a voz do Brasil virou um "sussurro" no cenário internacional, e agora a presidente deveria intensificar a atuação brasileira no exterior.
Crédito:Agência Brasil Jornal diz que solução do Brasil é Dilma focar nas relaçnoes externas
De acordo com a publicação, as expectativas em relação ao governo não são respondidas nem no plano doméstico nem no externo. "Enquanto as outras três grandes economias emergentes, China, Rússia e Índia, perseguem intensamente seus interesses na política externa, sob batuta de Dilma, a voz do Brasil na arena internacional foi pouco mais que um sussurro", diz o texto.
O jornal diz que, diante dos diversos desafios internos, como denúncias de corrupção na Petrobras e o pedido por impeachment, a presidente deveria "olhar para fora" do país para buscar fortalecer o papel do Brasil no cenário internacional.
Segundo o NYT , um caminho seria a expansão dos laços comerciais e das relações diplomáticas com os Estados Unidos, onde muitos funcionários do governo consideram a presidente como uma líder "mais pragmática" de que seu "predecessor e mentor". Para a publicação, o país pode ter um papel essencial em países que ganharam importância para os EUA, como Cuba e Venezuela.
A publicação americana avalia que, como uma "líder de esquerda" e uma "ex-prisioneira política que sofreu tortura durante uma era de repressão e ditadura militar no Brasil", Dilma poderia fazer mais para ajudar na causa daqueles que defendem valores democráticos e dos movimentos sociais que permitiram que um dia ela chegasse ao poder".