Editorial do New York Times deixa governo colombiano indignado

Editorial do New York Times deixa governo colombiano indignado

Atualizado em 10/10/2007 às 09:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Editorial do New York Times deixa governo colombiano indignado

Nesta terça-feira (09/10), o governo da Colômbia expressou sua indignação com um editorial do jornal New York Times , que pedia que fosse freada a aprovação do Tratado de Livre-Comércio (TLC) assinado nos EUA, até que a o país mostrasse resultados mais efetivos no que diz respeito á proteção dos direitos humanos.

Para o ministro de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, Luis Guillermo Prata, o editorial mostra "ignorância" sobre o que vem acontecendo na Colômbia. Prata promete, ainda, escrever uma resposta ao jornal.

O acordo de livre comércio de EUA e Colômbia foi negociado por mais de um ano e aprovado em novembro do ano passado. No entanto, o TCL ainda não teve sua ratificação dada pelo Congresso norte-americano, que faz exigências de resultados melhores na proteção de sindicalistas e ativistas dos direitos humanos.

No editorial do NYT , o governo de Álvaro Uribe, presidente da Colômbia, não fez o que podiam para que fossem à justiça os pistoleiros paramilitares e seus patrocinadores políticos.