Editores do NYT e do Guardian declaram apoio a Julian Assange em caso de processo nos EUA
Editores do NYT e do Guardian declaram apoio a Julian Assange em caso de processo nos EUA
Atualizado em 04/02/2011 às 15:02, por
Redação Portal IMPRENSA.
Editores do NYT e do Guardian declaram apoio a Julian Assange em caso de processo nos EUA
O editor-executivo do The New York Times , , e o editor-chefe do britânico The Guardian , , afirmaram que irão apoiar o jornalista Julian Assange, criador do WikiLeaks, em eventuais processos movidos contra o australiano por conta de seu site.A revelação aconteceu na última quinta-feira (3), durante um painel organizado pelo Curso de Graduação em Jornalismo da Universidade de Columbia, nos EUA.
O moderador do painel, Emily Bell, diretor de jornalismo da instituição, questionou os editores do NYT e do Guardian sobre um eventual apoio a Assange, já que o Wikileaks forneceu documentos para ambas as publicações a respeito da Guerra no Iraque e sobre o Departamento de Estado norte-americano.
O editor-chefe do Guardian , Rusbridger, respondeu de imediato que, caso Assange seja processado pelo governo dos EUA, ele estaria "lado a lado" com o jornalista e disposto a defendê-lo por respeito ao que ele fez. O editor sublinhou, ainda, que Assange deveria receber a mesma proteção que jornalistas que publicam documentos secretos sobre o governo.
Já Keller, do NYT, foi mais comedido em sua resposta. "Penso que os advogados do NYT preferem que eu não responda nada sobre o que faria em caso de um processo contra Assange".
"Apesar do que pensam sobre Julian Assange, certamente os jornalistas norte-americanos e os demais deveriam se sentir alarmados com qualquer ação judicial que intente puni-lo simplesmente porque ele fez o que qualquer jornalista faria", afirmou Keller antes de resumir sua resposta como apoio declarado. "Acho que deveríamos ficar do lado dele".
Os dois editores também debateram a possibilidade das publicações criarem sites nos moldes do WikiLeaks. Keller afirmou que o NYT, apesar das especulações de ter projeto parecido, ainda não decidiu oficialmente sobre o assunto, "mas tecnicamente não é difícil de fazer". As informações são do Mashable.
Leia mais






