Editores de O Globo divulgam melhores reportagens de 2007

Editores de O Globo divulgam melhores reportagens de 2007

Atualizado em 26/02/2008 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Editores de O Globo divulgam melhores reportagens de 2007

Nesta terça-feira (26), O Globo divulga o resultado da eleição dos melhores trabalhos do ano.

Mensalmente, os editores de jornal se reúnem para escolher os melhores trabalhos publicados pelo diário no período. Os trabalhos são avaliados em 4 categorias: Principal, Suplementos, Prêmio Gráfico e Fotografia.

Cada editor indica as melhores reportagens da sua área e as submete aos demais para análise. Então, no ano seguinte, as reportagens escolhidas a cada mês concorrem ao prêmio de melhor do ano.

No ano passado, a melhor reportagem de O Globo , foi o furo sobre a troca de e-mails entre ministros do Supremo Tribunal Federal no julgamento da denúncia contra os 40 acusados no escândalo do mensalão do PT. O furo de reportagem, publicado em agosto, mostrou que ministros combinavam votos e mudou o rumo de um dos mais importantes julgamentos da Suprema Corte, que aceitou a denúncia do procurador-geral da República sobre a "quadrilha do mensalão". A reportagem de Roberto Stuckert Filho, Alan Gripp e Francisco Leali também ganhou o prêmio mais importante da imprensa brasileira ano passado, o Esso de Jornalismo.

Já na categoria Suplementos, a melhor reportagem do ano foi "Pastores mirins", publicada em maio na Revista O GLOBO . A repórter Karla Monteiro e a fotógrafa Marizilda Cruppe documentaram o impressionante dia-a-dia de crianças que atuam como líderes de igrejas evangélicas Brasil afora. Não só o texto e as fotos foram premiados, mas o projeto gráfico, de Renata Maneschy e Mariana Bernardes também.

Na categoria Prêmio Gráfico, o caderno especial em comemoração aos 100 anos do arquiteto Oscar Niemeyer venceu por "ousar graficamente", segudo divulgou O Globo . O projeto gráfico foi do editor de Arte, Léo Tavejnhansky, que produziu o caderno especial juntamente com Chico Otavio e Arnaldo Bloch, com fotos de Marcia Foletto.

A melhor fotografia do ano foi de Marcia Foletto. Ela foi a única fotógrafa a continuar trabalhando no momento em que o trem em que ela e outras equipes de imprensa viajavam acompanhando autoridades foi alvejado por traficantes da Favela do Jacarezinho. A foto, feita em setembro, mostra a maioria dos ocupantes de dois vagões deitada no corredor do trem e longe de janelas. Entre os passageiros estava o ministro das Cidades, Márcio Fortes.

Leia mais