Editores africanos condenam assassinato de editor de jornal censurado em Ruanda
Editores africanos condenam assassinato de editor de jornal censurado em Ruanda
O Fórum de Editores Africanos condenou nesta segunda-feira (5) o assassinato do jornalista Jean Leonard Ruganbage, editor do jornal Umivugizi , que foi morto a tiros no dia 24 de junho, na capital de Ruanda, Kigali.
De acordo com a polícia local, dois suspeitos do crime foram presos na última segunda-feira. Um deles teria admitido a culpa e dito que o assassinato foi motivado por vingança.
Dias após o crime, o editor-chefe do Umivugizi , Jean Bosco Gasasira, responsabilizou as autoridades pela morte, alegando que o jornal ficou sob censura após publicar matérias investigativas, como a que culpava o serviço de inteligência de Ruanda pelo assassinato de um ex-oficial do Exército.
Em comunicado, o Fórum se posicionou contra o uso da repressão como instrumento para censurar os jornalistas e a imprensa. No texto, os editores africanos ainda dizem que o único "crime" dos profissionais de mídia é exercer o seu direito à liberdade de expressão e praticar livremente a sua profissão.
A entidade também exigiu a abertura de um inquérito independente para evitar que o governo do país interfira no caso e pede que as autoridades punam severamente os autores ou eventuais mandantes do crime.
Leia mais
-
-






