Editora Unesp lança obra sobre imigração japonesa
Editora Unesp lança obra sobre imigração japonesa
Nesta segunda-feira (09), a editora Unesp lança o livro "Cem anos da imigração japonesa: História, memória e arte". A idéia é reunir a reflexão de pesquisadores e artistas sobre os cem anos de vivências de japoneses em solo brasileiro.
Dos 18 textos que compõem o livro surge uma trama complexa, onde se encontram tanto o desejo "doído" de retorno ao país de origem quanto as múltiplas questões levantadas pelas identidades híbridas, do não se saber ainda japonês ou já brasileiro.
Assim, em um percurso que refaz a saga dos viajantes japoneses, olhares diversificados contribuem com novos pontos de vista para um tema agora secular. Um dos artigos, por exemplo, analisa as políticas da esquerda brasileira no pós-II Guerra, tirando a ênfase da luta de classe e a colocando na etnia japonesa. Nesse deslocamento, descobrimos as contradições das auto-identidades dos nikkei paulistas e sua caracterização geral na sociedade brasileira.
As questões relativas à identidade e cidadania têm seu peso na obra, um debate importante que envolve desde a problemática dos dekasseguis, o imaginário social e a construção e/ou negociação da(s) identidade(s) nacional(is). Mas há também a preocupação com as expressões literárias e artísticas trazidas pelos japoneses e o resultado das manifestações artísticas dos nipo-brasileiros em um movimento que muito contribuiu, junto com as realizações de outros imigrantes, para a construção da sociedade brasileira.
Além disso, narrativas pessoais convivem com os trabalhos de historiadores, psicólogos, poetas, literatos e artistas plásticos e nos aproximam de algumas das lutas vividas nos últimos cem anos. Em seu conjunto, a história, a memória e a arte desses nipo-brasileiros revelam relações cotidianas e experiências novas, simultaneamente tecendo novas tramas.
Com 371 páginas, o livro custa R$ 45 e pode ser adquirido, assim como as outras obras da editora Unesp, pelo site: ou pelo telefone (11) 3242-7171. O lançamento, nesta segunda, será às 17h30, no Memorial da América Latina, em São Paulo.






