Editora Pearson lança Biblioteca Virtual

Editora Pearson lança Biblioteca Virtual

Atualizado em 05/04/2005 às 15:04, por Ivânia Monfort / DFreire Comunicação e Negócios.

Por


Iniciativa tem por objetivo reduzir a pirataria de livros

A Editora Pearson – maior grupo editorial do mundo na área de educação, com os selos Longman, Makron e Financial Times/Prentice Hall – lança no Brasil sua Biblioteca Virtual. Trata-se de uma importante iniciativa da empresa, que pretende oferecer para os estudantes no Brasil, de maneira inédita e inovadora, acesso amplo a seus livros-textos.

A Biblioteca Virtual Pearson estará disponível através do sistema de gestão de ensino e e-learning Lousa Virtual, desenvolvido pela Seven System International. Durante o evento, que discutirá as soluções para transformar a gestão educacional em diferencial competitivo, os gestores de educação poderão conhecer melhor o funcionamento do novo sistema.

A partir de uma parceria entre a Pearson e a instituição de ensino, os estudantes recebem uma senha e passam a ter à disposição todo o catálogo recente da editora, em formato eletrônico. A editora acredita que essa ação poderá iniciar uma mudança de paradigma no ensino brasileiro, minimizar a pirataria de livros e reduzir a realização de cópias ilegais de livros.

Em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), em 13 das principais universidades de São Paulo, constatou-se que dois bilhões de páginas de livros são copiadas ilegalmente no Brasil, sendo que aproximadamente 226 milhões só em São Paulo.

A pesquisa revelou ainda que 99% dos estudantes entrevistados já tiraram cópia de algum livro e outros 84% fazem cópias a partir de trechos indicados pelos próprios professores. A maioria das obras atingidas pela pirataria pertence às áreas técnicas, científicas e profissionais.

“A pirataria de livros é tão criminosa quanto à dos CDS, mas não tem a mesma divulgação, embora provoque para os autores e editoras os mesmos estragos que causam para os artistas e a indústria fonográfica”, explica Guy Gerlach, presidente da Editora no Brasil. Ressaltando que, para mudar a realidade da educação no País, é preciso tomar atitudes e não só esperar pelas ações do governo.

Segundo levantamento feito pela editora, o Brasil possui hoje, aproximadamente 4 milhões de alunos universitários e apenas cerca de 1,5 milhão de livros são vendidos por ano para este público. Com a Biblioteca Virtual, a expectativa da Pearson é de que, em um ano, mais de 100 mil estudantes utilizem essa ferramenta, democratizando muito o acesso à informação e ao conhecimento.

Com um conteúdo exclusivo e toda a interatividade da Web, a Biblioteca Virtual Pearson permite ao usuário consultar e estudar livros on-line - inclusive títulos esgotados -, fazer pesquisas, anotações e imprimir páginas personalizadas com os comentários do professor e do estudante, a partir de qualquer computador com acesso à Internet.

A Biblioteca Virtual oferece aos estudantes benefícios como o aumento da quantidade de livros disponíveis para estudo e pesquisa e a eliminação da necessidade de fotocópias, além de reduzir o investimento do estudante em livros para uma assinatura mensal imperceptível em seu orçamento.

Entre os livros disponíveis para acesso na Biblioteca Virtual estão: Introdução à informática, de Capron e Johnson; Princípios de marketing, de Philip Kotler; Fundamentos de administração, de Robbins e Decenzo; Engenharia de software, de Ian Sommerville; Microbiologia de Brock, de Michel T. Madigan; Cálculo, Vols. 1 e 2, de Thomas/Finney; Física I, II, III e IV, de Sears e Zemansky e muitos outros best-sellers universitários, profissionais e de ensino de inglês.

Sobre a Pearson

A Editora Pearson está presente em 50 países, oferecendo conteúdo de qualidade para estudantes e instituições de ensino em 13 idiomas.

Instalada no Brasil desde 1996, a Pearson publica livros nas áreas de ensino da língua inglesa, com o selo Longman; informática, com o selo Makron Books; negócios, com o selo Financial Times/Prentice Hall, e universitária, com os selos Prentice Hall e Addison Wesley.