Editora do O Dia, jornalista sofre ataque racista na Região dos Lagos (RJ)

Editora do jornal O Dia na Região dos Lagos, a jornalista Renata Cristiane de Oliveira foi alvo de um ataque racista no dia de 1 de julho. Dois cartazes com ofensas a ela foram colados em pontos de ônibus da cidade de Cabo Frio.

Atualizado em 06/07/2022 às 12:07, por Redação Portal IMPRENSA.


Avisada por um seguidor nas redes sociais, Renata foi até os pontos de ônibus e fotografou as ofensas. Um dos cartazes dizia : "Renata Cristiane Reporte Macaca Lá Cabo Frio CV"
"Na hora, fiquei muito abalada. Fui até os pontos de ônibus. Vi que o cartaz não tinha sido colado no mesmo dia. Ao lado de um deles, havia outro cartaz com versículo da bíblia. Passar por isso é muito desagradável", disse a jornalista ao próprio O Dia. Crédito: Reprodução O Dia Renata atua na Região dos Lagos há 20 anos. Em solidariedade à jornalista, a prefeitura de Cabo Frio lamentou o episódio. "Esse tipo de crime precisa ser investigado com todo o rigor necessário, para que a pessoa responsável seja devidamente punida nos termos da lei. O racismo é intolerável e não cabe em nossa sociedade. Devemos lutar diariamente contra o preconceito e a intolerância.”
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro também condenou o ataque racista. "O Sindicato dos Jornalistas, além de lamentar, denunciar, combater, qualquer ato de violência, assédios, preconceito, homofóbico, racista, solicita as instituições públicas policiais e de Direitos Humanos, assim como a OAB, apoio para coibir tais atitudes abomináveis e punir os responsáveis."