Editora Campus-Elsevier lançano Brasil livro "A verdade sobre os boatos"
Editora Campus-Elsevier lançano Brasil livro "A verdade sobre os boatos"
Por que algumas pessoas acreditam em boatos, mesmo que sejam falsos e destrutivos? O que é possível fazer para se proteger? Em "A verdade sobre os boatos", lançado no Brasil pela Campus-Elsevier, o autor Cass Sunstein responde a essas perguntas e mostra como os boatos se difundem e encontram, nos dias de hoje, um eco ensurdecedor na internet.
Os boatos são quase tão antigos quanto a história da humanidade, mas, com o surgimento da internet, se tornaram onipresentes. Os boatos falsos são especialmente preocupantes, pois causam danos reais a indivíduos e instituições e, em geral, são resistentes a correções. Podem ameaçar carreiras, políticas, autoridades públicas e, às vezes, a própria democracia.
Um dos principais objetivos do livro é descrever resumidamente os mecanismos que estão por trás dos boatos falsos - como se propagam, espalham e enraízam. Muitos dos que tentam espalhar boatos têm uma consciência intuitiva desses mecanismos; às vezes a compreensão que têm é altamente sofisticada. Muitos propagadores sabem exatamente o que estão fazendo. Em consequência, os que desejam se proteger ou proteger os outros dos boatos falsos também devem compreender os mecanismos subjacentes.
O sucesso ou o fracasso dos boatos depende, em grande parte, das convicções prévias das pessoas. Muitos estão predispostos a acreditar em certas afirmações nocivas sobre autoridades públicas ou instituições importantes. Outros, que têm uma disposição favorável para com essas pessoas e instituições, estão predispostos a rejeitar as mesmas afirmações simplesmente porque geram desconforto.
"Os boatos não encontram respaldo apenas nas pessoas mais crédulas. Pessoas racionais e sensatas, liberais e conservadoras também dão crédito a eles, principalmente quando estão relacionados com nossos medos, esperanças e crenças existenciais. Nunca foi tão importante e desafiador encontrar o equilíbrio entre nos proteger dos efeitos negativos de um boato e exercer a liberdade de expressão e da imprensa", afirma o autor.
Muitos dos boatos mais difundidos atingem pessoas famosas, da política ou do entretenimento. Outros atingem empresas, grandes ou pequenas ou podem, ainda, atingir pessoas inteiramente desconhecidas do público. Todos somos vítimas em potencial dos boatos, incluindo os falsos e os maldosos.
Com 160 páginas, o livro custa R$ 42,00. Cass Sustein é professor de direito na Universidade de Harvard e autor de vários livros.
Leia mais






