Editor marroquino sentenciado a um ano de prisão

Rachid Nini, editor de um dos jornais de maior circulação do Marrocos foi sentenciado a um ano de prisão... Leia nota completa no Portal IMPRENSA

Atualizado em 10/06/2011 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista marroquino Rachid Nini, editor do Al-Massae, um dos jornais de maior circulação do Marrocos, foi sentenciado a um ano de prisão e ao pagamento de multa de 100 euros. O veredicto foi dado por uma Corte de Casablanca, importante cidade do país africano.
Detido desde 28 de abril, o jornalista enfrentava acusações de desinformação, ofensa a instituições e figuras públicas, além de ataques à "integridade e segurança nacional e dos cidadãos". Segundo a , o julgamento havia sido adiado diversas vezes e ficou marcado pela intransigência dos juízes, que negaram-lhe liberdade sob pagamento de fiança.

Segundo repórteres do Al-Massae, as acusações são baseadas em artigos publicados em que criticavam a corrupção, inclusive entre assessores próximos ao rei Mohammed VI.
O advogado de Nini, Khaled Sufiani, afirmou que vão recorrer à sentença e lamentou a decisão da Corte. "Este é um péssimo desenvolvimento para a justiça e liberdades civis no Marrocos. É um claro alerta aos jornalistas, para que se sintam ameaçados quando praticam a liberdade de expressão", disse à RSF.
A RSF declarou-se consternada com a sentença. "Estamos alarmados em ver que acusações criminosas estão sendo levantadas em casos de imprensa. Isto abre um precedente para abusos e para a retirada da Lei de Imprensa como ferramenta legal efetiva. Nós pedimos que as Cortes marroquinas revertam a decisão".
Uma carta foi enviada pela RSF para o ministro da justiça alertando-o sobre o julgamento do jornalista.