Editor do The New York Times publica orientação sobre uso de fontes anônimas
Editor do The New York Times publica orientação sobre uso de fontes anônimas
Editor do The New York Times publica orientação sobre uso de fontes anônimas
| Divulgação | |
| Phil Corbett |
O editor do jornal The New York Times , Phil Corbett, publicou no site Gawker, no último dia 31/08, um a jornalistas sobre como e quando usar fontes anônimas. Segundo Corbett, os repórteres devem agora explicar ao leitor o motivo do anonimato, seja por questões de segurança, medo de retaliação, acordo de sigilo das partes, ameaças do empregador de demitir funcionários ou questões legais.
O documento destaca que "embora as fontes sigilosas sejam algumas vezes cruciais para o jornalismo, cada vez que nos baseamos no anonimato colocamos algum tipo de tensão na nossa credibilidade com os leitores. Como nossos princípios enfatizam, devemos recorrer a fontes anônimas somente para informações úteis que não podem ser obtidas de outra forma."
Segundo o site Knight Center for Journalism in the Americas, a publicação coincide com discussões no Congresso norte-americano sobre projeto de lei que deverá aumentar as proteções ao sigilo de uma fonte.
A Associated Press também publicou aviso aos seus jornalistas com novas orientações sobre autoria e citação de fontes nas reportagens. Nele, esclarece que o termo "informações da..." usado no final das matérias não é mais considerado suficiente. Ao invés disso, é necessário dar crédito à fonte durante texto da matéria.
Leia mais
-
-






