Editor defende excesso de gastos da BBC em cobertura do resgate de mineiros no Chile
Editor defende excesso de gastos da BBC em cobertura do resgate de mineiros no Chile
A cobertura sobre a operação de resgate dos 33 mineiros chilenos presos por 68 dias em mina de cobre e concluída na última quarta-feira (13), extrapolou o orçamento da emissora inglesa BBC e deve prejudicar reportagens do canal em outros eventos internacionais, segundo informações do The Guardian .
O editor internacional, Jon Williams, comunicou em nota, na última semana, que o envio de 26 pessoas para Copiapó excedeu o custo de cem mil libras, levando à uma "situação financeira séria" com "conseqüências para outros eventos nos próximos meses".
Uma limitação no envio de correspondentes da emissora poderá ocorrer durante a reunião do clima em Cancún, em novembro, reunião da OTAN em Lisboa, o Fórum Econômico Mundial em Davos, em janeiro, e a entrega do Oscar 2011.
Apesar dos gastos, Williams apontou a repercussão dos telespectadores para defender o material produzido pela emissora no Chile. "A audiência vale o investimento feito", comentou. "A verdade é que a preparação para uma das maiores historias do ano é cara. Fazer escolhas e priorizar é gastar o orçamento com responsabilidade", afirmou.
Segundo Williams, 6,8 milhões de pessoas acompanharam o resgate do primeiro mineiro no canal de notícias 24 horas da BBC, um recorde de público atrás apenas das eleições gerais de maio. A emissora também registrou três milhões a mais de telespectadores em relação à Sky News.
Leia mais
-
-






