Editor defende excesso de gastos da BBC em cobertura do resgate de mineiros no Chile

Editor defende excesso de gastos da BBC em cobertura do resgate de mineiros no Chile

Atualizado em 14/10/2010 às 18:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A cobertura sobre a operação de resgate dos 33 mineiros chilenos presos por 68 dias em mina de cobre e concluída na última quarta-feira (13), extrapolou o orçamento da emissora inglesa BBC e deve prejudicar reportagens do canal em outros eventos internacionais, segundo informações do The Guardian .

O editor internacional, Jon Williams, comunicou em nota, na última semana, que o envio de 26 pessoas para Copiapó excedeu o custo de cem mil libras, levando à uma "situação financeira séria" com "conseqüências para outros eventos nos próximos meses".

Uma limitação no envio de correspondentes da emissora poderá ocorrer durante a reunião do clima em Cancún, em novembro, reunião da OTAN em Lisboa, o Fórum Econômico Mundial em Davos, em janeiro, e a entrega do Oscar 2011.

Apesar dos gastos, Williams apontou a repercussão dos telespectadores para defender o material produzido pela emissora no Chile. "A audiência vale o investimento feito", comentou. "A verdade é que a preparação para uma das maiores historias do ano é cara. Fazer escolhas e priorizar é gastar o orçamento com responsabilidade", afirmou.

Segundo Williams, 6,8 milhões de pessoas acompanharam o resgate do primeiro mineiro no canal de notícias 24 horas da BBC, um recorde de público atrás apenas das eleições gerais de maio. A emissora também registrou três milhões a mais de telespectadores em relação à Sky News.

Leia mais

-
-