Editor de jornal e repórter são demitidos após comentário no Twitter sobre morte de Alencar

Editor de jornal e repórter são demitidos após comentário no Twitter sobre morte de Alencar

Atualizado em 04/04/2011 às 12:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Atualizada às 16h28.
Na última quinta-feira, o editor-assistente da Folha de S.Paulo , Alec Duarte, e a repórter do Agora São Paulo , Carol Rocha, foram demitidos do Grupo Folha após comentários no Twitter considerados inadequados pela empresa. A reportagem do Portal IMPRENSA tenta contato com o editor para comentar os fatos.
Após a morte do ex-vice-presidente José Alencar, no dia 29/3, o editor publicou em seu Twitter a seguinte nota: "Nunca um obituário esteve tão pronto. É só apertar o botão", referindo-se, implicitamente, ao próprio jornal.
O tweet foi respondido pela repórter do Agora , criticando a atuação do site do grupo. "Mas na Folha.com nada ainda... Esqueceram de apertar o botão, rs", postou. Duarte encerrou a conversa: "Ah sim, a melhor orientação ever . O último a dar qualquer morte. É o preço por um erro gravíssimo", publicou o editor, em referência ao erro cometido no ano passado, quando a Folha.com e o UOL anteciparam erroneamente .
Os rumores da possível demissão surgiram ainda na quarta-feira, quando a ombusdman Suzana Singer fez uma crítica interna, enviada somente aos funcionários, repreendendo os comentários. Os tweets e a polêmica em torno deles foi assunto da coluna da ombusdman publicada na Folha , no último domingo. "É insensível jogar na cara do leitor que há obituários prontos à espera do momento de sua publicação. Não faz sentido um jornalista criticar, publicamente, um site da mesma empresa", comenta Suzana, em sua coluna.
Em seu blog, a repórter replica os comentários: "Os jornais subestimam a inteligência dos leitores. Para a ombudsman, não é bom lembrar os leitores que o jornal erra. Também não é bom admitir, em público, que o jornal que briga e exige liberdade de expressão pratica censura interna. Além do meu caso, quem não se lembra do 'Falha de S.Paulo'?", critica Carol.

Leia mais