Editor-chefe e repórter do "Diário da Região" são processados por quebra de sigilo

O editor e um repórter do "Diário da Região", de São José do Rio Preto (SP), serão indiciados pela Polícia Federal por quebra de sigilo de Justiça.

Atualizado em 06/07/2011 às 14:07, por Redação Portal IMPRENSA.

do , de São José do Rio Preto (SP), serão indiciados pela Polícia Federal por quebra de sigilo de Justiça.
No começo de maio, o jornal divulgou duas matérias com trechos de escutas telefônicas obtidas em operação que investigou esquema de corrupção na região. Allan de Abreu, que foi o autor das reportagens, já está sendo processado. Agora o Ministério Público Federal pede que José Eduardo Pereira de Paula, o editor-chefe, também sofra ação por ter permitido que o conteúdo circulasse. O veículo não revelou a fonte dos dados utilizados.
Em solidariedade aos jornalistas, a e a já se posicionaram a favor do jornal caso seja necessário. A ABI, inclusive, enviou ofício ao Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo pedindo intervenção, alegando que a atitude do MPF fere o direito à liberdade de imprensa.
Em nota, o "Diário da Região" afirmou também que a TV Tem, da Rede Globo, divulgou um dia antes o mesmo aúdio transcrito na matéria, porém não obteve nenhuma restrição quanto ao conteúdo pela Justiça como aconteceu com o jornal.

Atualização:

O Ministro Marco Aurélio, do STF, e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) emitiram nota de repúdio à ação da Polícia Federal no caso do "Diário da Região". Sob argumento de que o sigilo de um documento acaba assim que este chega à imprensa, o jurista e a associação acreditam que a postura da PF é danosa à liberdade de expressão inerente ao jornalismo.

Leia mais: