Edição de revista eletrônica da UFSCar apresenta textos sobre novo acordo ortográfico

Edição de revista eletrônica da UFSCar apresenta textos sobre novo acordo ortográfico

Atualizado em 08/01/2009 às 17:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O acordo ortográfico entre os países de Língua Portuguesa é o destaque da quarta edição da Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem - Linguasagem , da UFSCar.

O novo número traz textos de Sírio Possenti, docente do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, José Luiz Fiorin e Elis de Almeida Cardoso, professores da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, e uma entrevista com Luiz Carlos Cagliari, professor da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Unesp.

Entre os assuntos abordados na seção especial estão os aspectos históricos da construção da Língua Portuguesa, o processo de diferenciação entre os idiomas do Brasil e de Portugal e as relações entre a norma culta e o português falado e escrito pela maioria dos brasileiros.

Esta nova edição da revista também inaugura a coluna "Biblioteca Selvagem", que apresenta textos de Cláudio Castro Filho, docente do Departamento de Educação Artística da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e Wilson Alves Bezerra, professor do Departamento de Letras (DL) da UFSCar.

Na seção, a obra "Finnegans Wake", escrita em 1939 plo irlandês James Joyce, é analisada de vários aspectos linguísticos por Bezerra, na busca dos sentidos interpretativos do livro e os impactos sobre o leitor.

Outra novidade é a seção "Signos do Esporte", com o texto "Jogador de futebol fala sempre a mesma coisa", de autoria de Marcelo Fila Pecenin, professor do Departamento de Linguística da UFSCar. No texto Pecenin faz uma análise do discurso sobre os depoimentos de jogadores de futebol na Imprensa.

Textos, artigos e notícias referentes à Ciência da Linguagem, além das edições anteriores da revista, podem ser acessados na .

Leia mais