"É um desafio coletivo assegurar nossas condições de trabalho", diz nova presidente da Fenaj
Tomou posse nesta quarta-feira (17) a nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Eleita para o triênio 2022-2015, ela é liderada pela jornalista Samira de Castro, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).
Atualizado em 18/08/2022 às 15:08, por
Redação Portal IMPRENSA.
Virtual e com transmissão no canal da Fenaj no Youtube, a cerimônia de posse contou com fala de Dominique Pradalié, presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (Fij). Ela destacou o momento delicado pelo qual passa a imprensa no Brasil, salientando os efeitos negativos causados pela onda de ataques a jornalistas e pela retórica anti-imprensa do atual governo federal. Crédito: Reprodução YouTube
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Samira de Castro debutou no sindicalismo em 2010, quando foi eleita secretária-geral do Sindjorce. Após ter assumido interinamente a presidência da entidade de 2011 a 2013, ela acabou presidente do Sindjorce por dois mandatos consecutivos (2013-2016 e 2016-2019).
"Exercer jornalismo no Brasil hoje é um desafio pessoal para todos que abraçam essa profissão. Mas é acima de tudo um desafio coletivo assegurar a cada instante as nossas condições de trabalho e o que nós conhecemos como liberdade de imprensa e liberdade de expresssão. (...) Esses conceitos estão em disputa o tempo inteiro. A nossa regra sempre foi a censura, a disputa por hegemonia no campo da comunicação e do jornalismo. (...) Me orgulho muito por colocar neste momento toda a minha disposição e experiência a serviço da Fenaj. (...) Acredito no jornalismo, no movimento sindical e na luta coletiva."
Também integrante da Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas da Fenaj e do Comitê Diretor do Conselho de Gênero da Federação Internacional dos Jornalistas (Fij), a nova presidente da Fenaj recebeu o cargo de Maria José Braga, que esteve à frente da entidade nos últimos seis anos, quando exerceu dois mandatos consecutivos. Maria José, aliás, continua na direção da Fenaj, a partir de agora ocupando a Secretaria de Relações Internacionais. Além disso, permanece representando a Fenaj no Comitê Executivo da Fij.





