E-mail fraudulento usa nome do portal G1 para infectar computadores

E-mail fraudulento usa nome do portal G1 para infectar computadores

Atualizado em 07/10/2009 às 14:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Circula pela Internet um e-mail fraudulento que leva o nome do portal G1, da Globo, e promete mostrar imagens de um suposto autor de um estupro contra uma garota de 13 anos.

A mensagem eletrônica, intitulada "G1 comunicado importante", não apresenta a logomarca do G1, mas fala em nome do portal e oferece um link para um endereço desconhecido, que nada tem a ver com a página da Globo.

O texto do e-mail afirma que é possível ver o suposto criminoso no vídeo que seria exibido a partir do link sugerido e pede que os leitores colaborem com a Polícia Federal para que seja encontrado o homem que teria estuprado e matado uma garota chamada Camila. A mensagem afirma, ainda, que a família da garota, bem como as autoridades, oferece dinheiro em troca de informações sobre o paradeiro do homem.

De acordo com o G1, essa não é a primeira ocorrência sobre e-mails fraudulentos que usam o nome do portal. Recentemente, golpistas ofertaram link de um falso vídeo que mostraria um paciente morto pelo vírus H1N1. A mensagem dizia: "liberado, no dia 15/09/2009, pela AFP, um vídeo que mostra um paciente no momento de sua morte, causada pela gripe A 'H1N1'".

Ainda segundo o site, piratas virtuais usam as mensagens para aplicar um golpe chamado pishing. Desse modo, os golpistas enviam mensagens sugerindo que os internautas baixem programas e acessem links maliciosos. Quando o internauta acata a sugestão, seu computador é infectado, geralmente, por programas desenvolvidos para roubo de informações sigilosas.

Leia mais