Driblando deficiências

Driblando deficiências

Atualizado em 08/12/2008 às 10:12, por Redação Revista Imprensa.

A socióloga Marta Gil trabalha com Informação e Comunicação sobre Deficiência, com 3 focos: Educação, Trabalho e Acessibilidade/inclusão digital desde a década de 1990. Em seus estudos, percebeu que "a comunicação da informação é fundamental se a gente quiser prevenir a deficiência e contribuir com a qualidade de vida das pessoas". Para Marta, ter acesso a livros, computador e informática, principalmente com o desenvolvimento das ferramentas virtuais, passou a ser cada vez mais fundamental para todos. No caso de deficientes, as barreiras são um pouco maiores. Estima-se que cerca de 15% da população total do Brasil hoje tem algum tipo de deficiência, o que equivale a 27 milhões de pessoas. "Além de acessibilidade no mundo físico, rampa e elevador, nos demos conta de que o mundo digital também tinha barreiras e que essas barreias precisavam ser rompidas. Então a questão da acessibilidade entrou em cena rapidamente. Cada vez mais as pessoas percebem que inclusão digital não é só falar de população pobre é falar também de pessoas com deficiência, que algumas vezes são pobres, outras vezes não".

Exemplos de adaptação para deficientes - tecnologias assistivas

- pessoas com deficiência visual não usam mouse porque não enxergam aonde ir. Elas navegam usando a tecla TAB, pelo teclado.

- pessoas com deficiência intelectual (se não tiverem outro comprometimento associado) usam o mesmo teclado, o mesmo mouse e os mesmos softwares. Elas vão precisar de mais tempo pra entender as explicações. Uma adaptação que é utilizada, pra ajudá-los a focar a atenção, é a "colméia", que é colocada sobre o teclado. Pode ser feita com cartolina ou acrílico. No site do Infoesp há fotos bem legais. Se um determinado software utiliza apenas um conjunto de teclas (por exemplo, as setas), a colméia cobre todas e deixa descobertas apenas estas teclas. Assim, é mais fácil para a pessoa com deficiência intelectual, ela tem menos opções.

Leia mais:



Textos

-
-
-
-
-
-

Áudios

-

-

Imagens

-
-