Don Hewitt, jornalista criador do programa "60 Minutes", morre aos 86 anos

Don Hewitt, jornalista criador do programa "60 Minutes", morre aos 86 anos

Atualizado em 19/08/2009 às 15:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Morreu nesta quarta-feira (19), aos 86 anos, o jornalista norte-americano Don Hewitt, um dos mentores do aclamado programa "60 Minutes", depois de lutar contra um câncer de pâncreas.

O jornalista, que teve mais de seis décadas de carreira, recebeu em março o diagnóstico de câncer de pâncreas. Hewitt faleceu em sua casa em Bridgehampton, Nova York, informou a rede CBS, emissora em que Hewitt consagrou-se como um dos maiores jornalistas dos EUA.

CBS
Don Hewitt

Hewitt dirigiu, por exemplo, grandes nomes do jornalismo norte-americano como Edward R. Murrow e Walter Cronkite e foi crucial na cobertura de eventos de escala mundial entre as décadas de 40 e 60, entre eles, o primeiro debate presidencial transmitido pela TV.

Na ocasião, Hewitt foi o responsável pela produção e direção do debate entre Richard Nixon e John Kennedy, fato que, na opinião de observadores, deu à TV o peso político antes apregoado à imprensa escrita dos EUA.

Vencedor de muitos prêmios por conta de sua intocável carreira jornalística, Hewitt encerrou sua trajetória como produtor executivo da divisão de notícias da CBS, em junho de 2004, segundo informou a agência de notícias Efe.

Leia mais