Dois jornalistas são presos na Argélia por crítica a parlamentar

Dois jornalistas são presos na Argélia por crítica a parlamentar

Atualizado em 06/03/2008 às 16:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Por causa de comentários publicados no diário argelino, El Watan , contra o presidente da Câmara de Jijel, em junho de 2006, os jornalistas Omar Belhouchet, editor do jornal e Chawki Amari, colunista do veículo, foram condenados a dois meses de prisão, além de terem que pagar uma indenização de cerca de 10 mil euros ao parlamentar.

A sentença motivou protestos da Associação Mundial de Jornais (WAN) e da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que consideraram inadequado que a lei argelina puna casos de difamação com penas de prisão efetivas, contrariando diversos acordos internacionais.

Ainda assim, o advogado dos jornalistas afirmou que irá recorrer da sentença para o Supremo Tribunal, já que acredita que não foram levadas em conta as objeções relacionadas às irregularidades processuais.

As informações são do site dos Jornalistas Online.

Leia mais: