Dois jornalistas da Reuters estão desaparecidos na Síria

Dois jornalistas da Reuters estão desaparecidos na Síria

Atualizado em 28/03/2011 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Dois jornalistas da Reuters estão desaparecidos desde sábado (26), informou o site da própria agência de notícias, no último domingo (27). A produtora de TV em Beirute Ayat Basma e o cinegrafista Ezzat Baltaji entraram em contato pela última vez às 17h22 do sábado, quando voltariam para o Líbano. Eles iriam se encontrar com um táxi contratado para buscá-los na fronteira às 18h30 do sábado, a fim de retornar ao país por uma estrada, mas não apareceram no horário combinado.
Basma e Baltaji eram ambos libaneses e viajaram para a Síria na tarde de quinta-feira (24). Eles faziam a cobertura dos protestos que começaram há 10 dias no país contra o governo do presidente Bashar al-Assad.
O editor-chefe da Reuters Stephen Adler declarou: "A Reuters está profundamente preocupada com os nossos dois colegas de televisão que desapareceram na Síria, no sábado. Nós entramos em contato com as autoridades competentes na Síria e pedimos sua ajuda para o retorno dos nossos colegas com segurança.
Um editor sênior planeja viajar a Damasco para discutir o assunto formalmente com autoridades sírias
Na sexta-feira (25), as autoridades da Síria retiraram a permissão de trabalho do correspondente da Reuters Khaled Yacoub Oweis, dizendo que ele havia feito uma cobertura "falsa e sem profissionalismo" dos acontecimentos na Síria.
A Reuters declarou que lamenta a decisão de retirar a permissão do correspondente, mas que continuará a fazer a cobertura dos protestos. "Estamos comprometidos a continuar nossa reportagem precisa e imparcial sobre a Síria," disse o editor chefe Stephen Adler.



Leia Mais
-