Dodó Macedo lança livro de ilustrações para homenagear o Salão do Humor de Piauí

Dodó Macedo lança livro de ilustrações para homenagear o Salão do Humor de Piauí

Atualizado em 04/12/2007 às 17:12, por Marina Dias/Redação Portal IMPRENSA.

Gregório Magno Macedo de Santiago é um advogado nascido em Teresina (PI). Dodó Macedo é um ilustrador que faz seus traços desde 1975, quando os principais jornais de Teresina trouxeram suplementos culturais. O que eles têm em comum? Gregório e Dodó são a mesma pessoa.

Reprodução
"Sempre fui leitor compulsivo, especialmente de quadrinhos. Lia, também, a revista O Cruzeiro e, com a chegada de O Pasquim , em 1969, aconteceu a consagração do desenho e do texto de humor. Tempos depois, por influência dele, parti para as charges e cartuns, colaborando com os jornais locais", afirma Macedo.

Reprodução
Neste ano, o cartunista lança seu segundo livro, "A terra não é toda azul", em que reúne trabalhos publicados nos jornais de Teresina, O Pasquim , com o qual colaborou durante oito anos, e ilustrações divulgadas nos salões de humor do Brasil e do exterior. "O propósito é homenagear o Salão do Humor de Piauí, que comemorou 25 anos em 2007 e o meu trabalho, é claro", diverte-se Macedo.

A obra revela desenhos e picles em torno de temas que tornam a Terra "não azul por inteiro", como a fome, a miséria, a corrupção e a hipocrisia. Para Macedo, o resultado final foi muito bom. "O que mais gosto de desenhar são os bonequinhos duros", afirma ao se referir aos personagens de suas ilustrações, "Até hoje sou um desenhista chinfrim. Sempre fui fã do maior cartunista do Brasil, Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o grande Jaguar, e foi nos desenhos dele que me inspirei para fazer os meus", finaliza.

Reprodução