Documentos revelam intenção de Hugo Chávez em acabar com imprensa contrária ao Governo

Documentos revelam intenção de Hugo Chávez em acabar com imprensa contrária ao Governo

Atualizado em 26/01/2011 às 14:01, por Redação Portal IMPRENSA.

De acordo com documentos publicados na última segunda-feira (24) pelo site Wikileaks, o Governo dos EUA considera que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, "se aproxima da sua meta de domesticar ou eliminar os meios de comunicação livres e independentes".
"Chávez continua reduzindo a capacidade dos meios de comunicação privados de servir como contrapeso democrático", afirma um telegrama emitido em fevereiro de 2010 pela embaixada americana em Caracas e publicado pelo jornal espanhol El País, informa a agência AFP.
"Com os diretores da Globovisión suavizando seu tom e contando os dias que lhe restam e as aparentemente terríveis condições econômicas dos meios de comunicação impressos, Chávez está perto de sua meta de 'domesticar' ou eliminar os meios independentes que restam na Venezuela", continua o texto, escrito pelo embaixador à época, Patrick Duddy.
Os documentos diplomáticos revelam, ainda, que Duddy realizou encontros com diretores do canal privado Globovisión, que foi ameaçado de ser fechado em diversas ocasiões pelo governo Chávez. Além disso, o embaixador se reuniu com integrantes do jornal El Nacional, conhecido por sua posição contrária ao governo.
Protestos pelo pluralismo
Ao mesmo tempo em que documentos indicam a intenção de Chávez de cercear a imprensa e acabar com os opositores, diversas organizações civis e jornalísticas da Venezuela se uniram para exigir do presidente que haja maior pluralismo nos meios estatais, livre acesso a informação publica e a devolução das emissoras confiscadas durante seu governo. Segundo a imprensa local as entidades criaram a Aliança pela Liberdade de Expressão.
Em declaração a presidente do Colégio Nacional de Jornalistas, Silvia Alegrett, na última sexta-feira (21), afirmou que 14 organizações, incluindo o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa solicitaram a Chávez que fale menos em cadeia nacional.
"O governo atual multiplicou ultimamente suas violações dos princípios democráticos, tolerando uma certa liberdade de expressão em meios que considera de pouca ingerência política". De acordo com o jornal El Universal , nos últimos oito anos foram produzidos 1.777 episódios que violam a liberdade de expressão.


Leia mais