Documentos revelam espionagem de governo dos EUA sobre redes sociais
Documentos revelam espionagem de governo dos EUA sobre redes sociais
A Eletronic Frontier Foundation (EFF) obteve acesso a documentos que comprovam a existência de programa de monitoramento de redes sociais e sites da internet pelo governo dos Estados Unidos, segundo informa o site G1.
O Centro de Monitoramento de Redes Sociais (SNMC, em inglês) faz parte do Departamento de Segurança Nacional (DHS) e vigia páginas como Facebook, MySpace, Twitter, iReport da CNN e o blog DailyKos, de comentários políticos.
Segundo os documentos, a atividade do SNMC seria levantar informações sobre a "situação corrente" na web. Obtidos em solicitação judicial, os papéis descrevem as operações de monitoradores durante a posse presidencial de Barack Obama, em 2009.
Sugestões para tornarem-se amigos de internautas em redes sociais, coletar informações em massa sobre o que é comentado durante a posse, e cuidado no acesso de dados pessoais de civis são citados nos documentos do governo. O registro de nomes, telefones e endereços pelo governo é proibido.
A EFF, grupo em defesa de tecnologias livres e privacidade, considerou exagerado o número de sites monitorados. "Mesmo sem informações pessoais, comentários e informações sobre pessoas online podem ser 'reindentificados' com o uso de técnicas computacionais sofisticadas, criando problemas de privacidade", comentou a organização.
Leia mais
-
-






