DOCTV estreia série de 55 documentários na TV Cultura
DOCTV estreia série de 55 documentários na TV Cultura
DOCTV estreia série de 55 documentários na TV Cultura
O Programa DOCTV estreia no dia 5 junho (sexta-feira), às 22h40, na TV Cultura, sua quarta série de documentários inéditos. Nesta edição são 55 títulos, todos co-produzidos por meio do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro. O filme "O Caminho do Meio", do mineiro André Amparo, abre a programação na Semana Mundial do Meio Ambiente abordando o problema histórico da relação entre trabalhadores da cana-de-açúcar, fazendeiros e questões ambientais.
Durante um ano, semanalmente, serão exibidos documentários realizados em todo Brasil a partir da associação entre as TVs públicas locais e produtores independentes. Em outros estados, os documentários irão ao ar nas grades de programação das TVs e circuitos alternativos de exibição das instituições públicas participantes do programa.
A série deste ano tem como característica a presença de documentaristas experientes, como Glauber Paiva Filho (CE), Rodrigo Minelli e Lucas Bambozzi (MG), Pedro Urano e José Jofilly (RJ), Gustavo Spolidoro (RS), Tata Amaral (SP), Gabriel Mascaro (PE) entre outros, além da participação de jovens promessas do audiovisual brasileiro, como Luiza Fagá (SP), de apenas 21 anos, compondo um reflexo plural das diversas vertentes do documentário contemporâneo.
Nesta edição, os documentários caminham em três direções: ora enfrentando os processos sociais contemporâneos, ora dialogando com a tradição, ora promovendo revisões históricas, quando não articulando duas dessas estratégias de abordagem em um mesmo documentário. Desta forma, o DOCTV IV é uma promessa de encontro das questões urgentes do país com o povo brasileiro, por meio do olhar de 55 documentaristas sobre suas realidades.
Será realizado no Cine Bombril (Conjunto Nacional - avenida Paulista, 2073, São Paulo), no dia 4 de junho, às 20h, o evento nacional de lançamento do DOCTV IV, que vai reunir o secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin; o Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, João Sayad; o presidente da ABEPEC, Antonio Achilis; o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun; a presidente da EBC/TV Brasil, Tereza Cruvinel; o diretor regional do Sesc, Danilo Miranda; o presidente da Associação Brasileira de Documentaristas - ABD Nacional, Solange Lima; e o presidente da ABD/SP, Celso Gonçalves.
Na ocasião, também estarão presentes os autores e produtores dos nove documentários paulista - "Periferia.Com"; "Carta Sonora"; "Duplo Território"; "Bagatela"; "O Rei do Carimã"; "Desenho do Corpo"; "O Último Que Sair Fecha a Porta"; "Engarrafados"; e "Sou Negro, Não Sei Sambar".
O Programa é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da ABEPEC - Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, da TV Cultura - Fundação Padre Anchieta, e da TV Brasil - Empresa Brasil de Comunicação, com o apoio da ABD Nacional - Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas.
Leia mais






