Divulgados os vencedores do Prêmio de Comunicação da CNBB 2009

Divulgados os vencedores do Prêmio de Comunicação da CNBB 2009

Atualizado em 10/06/2009 às 19:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta semana, foram anunciados os vencedores do prêmio de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A premiação é entregue todos os anos aos profissionais dos veículos que produziram conteúdos voltados aos "valores humanos, cristãos e éticos".

Este ano, a entrega dos prêmios acontece em Porto Alegre (RS), no próximo dia 14 de julho, às 20h. A cerimônia faz parte da programação do Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe 2009, realizado entre os dias 12 e 17 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Os premiados

O curta-metragem de ficção "O Sal da Terra" venceu o Prêmio Margarida de Prata para o Cinema. O filme retrata a vida de um padre que optou por realizar sua missão pastoral nas estradas do Brasil como caminhoneiro, dramatizada e narrada pelo cineasta paranaense Eloi Pires Ferreira.

Venceu também o longa-metragem de documentário, "O Retorno", do diretor Rodolfo Nanni, filme sobre as condições de vida da população no Nordeste do Brasil. O média-metragem de Eunice Gutman, "Nos Caminhos do Lixo", que conta a história de um projeto de geração de renda em uma cooperativa de catadores de lixo, também foi premiado

O Prêmio Clara de Assis para a Televisão foi vencido pelo "Programa Chão e Paz", com a reportagem Associação Criança e Família, de Fernanda Souza de Santana, da arquidiocese de Salvador, e o documentário "Chave para a Liberdade", de Esmael Neto, Guilherme Guimarães e Rafael Teixeira, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas).

Já o Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa teve dois vencedores: a reportagem anti-heróis, da Folha de São Paulo, sobre a vida dos cortadores de cana no interior de São Paulo, e a reportagem A Roda Viva da Cana, produzida pelo jornalista Mario Maragalhães, do Jornal Porantim, sobre o aliciamento de menores indígenas para o trabalho no corte de cana. Este é o sétimo prêmio que a reportagem ganha.

O Prêmio Microfone de Prata para o Rádio ainda será julgado pela União de Radiodifusão Católica (UNDA Brasil).

Leia mais