Divulgados os vencedores do Prêmio de Comunicação da CNBB 2009
Divulgados os vencedores do Prêmio de Comunicação da CNBB 2009
Nesta semana, foram anunciados os vencedores do prêmio de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A premiação é entregue todos os anos aos profissionais dos veículos que produziram conteúdos voltados aos "valores humanos, cristãos e éticos".
Este ano, a entrega dos prêmios acontece em Porto Alegre (RS), no próximo dia 14 de julho, às 20h. A cerimônia faz parte da programação do Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe 2009, realizado entre os dias 12 e 17 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Os premiados
O curta-metragem de ficção "O Sal da Terra" venceu o Prêmio Margarida de Prata para o Cinema. O filme retrata a vida de um padre que optou por realizar sua missão pastoral nas estradas do Brasil como caminhoneiro, dramatizada e narrada pelo cineasta paranaense Eloi Pires Ferreira.
Venceu também o longa-metragem de documentário, "O Retorno", do diretor Rodolfo Nanni, filme sobre as condições de vida da população no Nordeste do Brasil. O média-metragem de Eunice Gutman, "Nos Caminhos do Lixo", que conta a história de um projeto de geração de renda em uma cooperativa de catadores de lixo, também foi premiado
O Prêmio Clara de Assis para a Televisão foi vencido pelo "Programa Chão e Paz", com a reportagem Associação Criança e Família, de Fernanda Souza de Santana, da arquidiocese de Salvador, e o documentário "Chave para a Liberdade", de Esmael Neto, Guilherme Guimarães e Rafael Teixeira, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas).
Já o Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa teve dois vencedores: a reportagem anti-heróis, da Folha de São Paulo, sobre a vida dos cortadores de cana no interior de São Paulo, e a reportagem A Roda Viva da Cana, produzida pelo jornalista Mario Maragalhães, do Jornal Porantim, sobre o aliciamento de menores indígenas para o trabalho no corte de cana. Este é o sétimo prêmio que a reportagem ganha.
O Prêmio Microfone de Prata para o Rádio ainda será julgado pela União de Radiodifusão Católica (UNDA Brasil).
Leia mais






