Discussão sobre sede da TV pública divide opinião dos deputados
Discussão sobre sede da TV pública divide opinião dos deputados
Na próxima segunda-feira (25), os deputados votarão a Medida Provisória (MP) que cria a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), mais conhecida como TV pública. No entanto, além da batalha da oposição/governo, um ponto importante a ser debatido é o local em que será instalada a EBC. Por enquanto, na cidade do Rio de Janeiro.
O texto original da MP, criado por seu relator, o deputado federal Walter Pinheiro (PT-BA), prevê que a sede da empresa seja no Rio, mas que seu escritório central seja montado em Brasília. Porém, existem três destaques que propõem que q sede seja, na verdade, na capital federal.
De acordo com informações da Radiobrás, a decisão sobre o local da sede da EBC divide a base aliada que busca uma maneira de resolver este impasse.
Dentre os que defendem o texto original de Walter Pinheiro, está o deputado Miro Teixeira (PT-RJ). Ele argumenta que no Rio se concentra a maior produção jornalística e cultural no ambiente público. "O Rio de Janeiro é um grande centro de produção cultural do Brasil. Aí, pega-se uma contradição enorme daqueles que defendem a mudança para Brasília. Eles dizem que a TV não é pública [estatal]. Se ela não é pública, então não tem que ser na capital [federal]", explicou.
Já o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB) rebate o argumento de Miro Teixeira sobre a produção cultural se concentrar na capital carioca. "Um dos grandes objetivos da TV pública é a desconcentração da produção cultural do eixo Rio-São Paulo. A localização em Brasília contribuirá para este objetivo".
Leia mais






