Discussão divide jornalistas durante debate promovido pela BBC Brasil

Discussão divide jornalistas durante debate promovido pela BBC Brasil

Atualizado em 13/03/2008 às 09:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma discussão sobre objetividade e subjetividade dividiu os jornalistas que participaram, na última quarta-feira (12), do segundo debate da série que marca os 70 anos da BBC Brasil.

Pra o editor do Terra Magazine , Bob Fernandes, o espaço para a objetividade no jornalismo é muito limitado. "O que é razoável se atingir é a pluralidade, criando espaços para que várias correntes se manifestem".

A diretora-executiva da rede CBN, Mariza Tavarez Figueira, concordou que é preciso ouvir todas as partes envolvidas em uma história, mas frisou que é preciso sempre buscar a isenção, para que o público possa, a partir daí, formar sua própria opinião. Ela acrescentou que o jornalista precisa manter a habilidade de se questionar sobre os fatos."Nós (jornalistas) não podemos perder o olhar estrangeiro", afirmou. "Se tivermos um olhar de quem está cansado, a gente deixa de perceber e de se indignar."

Segundo informa a BBC Brasil, o debate continua nesta quinta-feira (13), com outros dois painéis discutindo a liberdade de expressão e a convergência e interatividade no jornalismo.

Leia mais